4 Dicas para Gestores e Empregadores em momentos de crise

Confira 4 dicas para pensar nas ações que tem de tomar frente a esta crise na saúde e na economia mundial que estamos vivendo.

 

Você certamente tem uma bagagem de vivências e de superações que lhe trouxeram até aqui, e disto você não pode se esquecer. Este é o seu maior patrimônio, e a crise do Corona Vírus (Covid-19) não irá destruí-lo.

Preservar a atividade empresarial, tanto quanto possível, neste momento de crise, deve ser o foco principal dos gestores, empreendedores e executivos. Isso porque, sem empresas não há emprego e a sociedade como um todo entra em colapso.

Mas como fazer isso? Trago dicas para pensar nas ações que terá de tomar frente a esta situação emergencial que estamos vivendo.

 

Dica 1 – Olhe para dentro

Antes de mais nada, veja o seu Fluxo de Caixa:

  1. Mantenha o fluxo de caixa saudável, no curto prazo.
    • Analise seu fluxo de caixa, considerando sua cadeia de valor e o cenário que se apresenta:
      • Suas entradas (Clientes)
      • Sua empresa (Despesas fixas + Colaboradores)
      • Saídas (Fornecedores).
    • Identifique oportunidades e necessidades para negociações com colaboradores, clientes e fornecedores.
  2. Observando as diretrizes estratégicas já traçadas anteriormente para o seu negócio, verifique dentro do cenário atual, o que poderá impactar o futuro de sua empresa.
  3. Identifique oportunidades neste cenário de crise, que possam gerar receita no curto prazo e que estejam alinhadas com o seu planejamento estratégico.

 

Dica 2 – Descreva os cenários

Antes de entrar na batalha você precisa ver o cenário de cima da montanha.

  1. Descreva (escreva), como você vê o cenário atual e o que de urgente tem que ser feito.
  2. Descreva (escreva), o cenário que você vislumbra hoje, para médio prazo e veja o que precisa ser preservado de forma a não desmontar a sua operação.
  3. Peça ajuda aos seus próximos, para alinhar as visões nestes cenários.

Os itens 1 e 2 são extremamente importantes, para você seguir no seu planejamento. É a base de tudo!

 

Dica 3 – Ações de Curto Prazo

  1. Considere todos os envolvidos neste cenário, colaboradores, clientes e fornecedores.
  2. Descreva e priorize as ações a serem tomadas, e faça a distribuição destas ações para os seus colaboradores, tendo datas definidas para conclusão.
  3. Ao priorizar, use o critério do que é urgente e do que é apenas importante.
  4. Não trate como urgente algo que é apenas para se livrar de um incômodo.
  5. Urgente é aquilo que realmente tem que ser feito já.
  6. Veja quais as ações podem impactar seu negócio no médio e longo prazo, considerando-se os cenários de médio e de longo prazo que você considerou, e seja prudente com relação ao futuro.

 

Dica 4 – Ações de Médio Prazo

Assim que você tiver colocado seu plano de curto prazo em ação, não deixe de pensar nas ações de médio prazo, pois elas irão te ajudar a alinhar suas decisões emergenciais de forma prudente.

Preparei uma planilha para lhe ajudar a montar o seu planejamento:

 


Espero ter ajudado a você neste momento difícil, e me coloco a sua disposição para esclarecimentos que forem necessários.