Descubra 3 fontes populares de prospecção e 3 dicas matadoras sobre gestão comercial e ajude sua equipe de vendas nas metas.
As empresas precisam aumentar sua rentabilidade com suas atuais ou até menores despesas operacionais, e como ainda não existe fórmula mágica, é preciso reajustar valores ou vender mais.
A solução pode estar dentro da atual estrutura de vendas! Basta rever alguns passos da prospecção e gestão atual da sua área comercial. Pensando nisso, separamos 3 fontes populares de prospecção e damos 3 dicas matadoras sobre gestão de vendas!
Fontes de Prospecção
1. CRM
O objetivo aqui não é explicar o que é CRM. Você pode saber um pouco mais no post O que é CRM – Customer Relationship Management?
A ideia é lhe mostrar como esta ferramenta pode ajuda-lo a vender mais, começando com o histórico dos clientes. Quantas vezes um vendedor não se esqueceu de ligar para um cliente, por que não tinha um lembrete e acabou perdendo a venda para um concorrente?
O CRM irá lembra-lo na data e horário da tarefa, além de mostrar todas as atividades do dia para que o vendedor possa se organizar e aproveitar melhor o tempo disponível para prospecções e vendas.
Com uma solução CRM é possível que o vendedor distribua melhor o seu tempo para clientes de diversos perfis (ABC), dedicando mais tempo a vendas mais rentáveis ou às que exijam menos esforços.
São várias as possibilidades do CRM para ajudar o time de vendas nas prospecções. Para saber um pouco mais sobre como vender mais com CRM, aconselho assistir a uma breve palestra que foi gravada sobre o tema e está disponibilizada gratuitamente pela internet. O palestrante é Drausio Araujo, diretor comercial da UNO Soluções Integradas e usuário da ferramenta CRM. Passa assistir, clique aqui.
2. E-mail marketing
Explore e-mails marketing e SMS para divulgar sua empresa, produtos e promoções. Se não sabe fazer, contrate uma empresa, mas se quiser você mesmo pode fazer os disparos utilizando ferramentas de disparo em lote.
Essas ferramentas hoje são muito baratas, fazem uma tratativa nos dados, evitam que sua empresa caia em blacklists, fazem a gestão dos opt-in e out, e geram relatórios de aberturas. Contudo, faça com atenção aos clientes que aceitam e não aceitam receber seus e-mails. Respeite a privacidade do cliente.
Uma dica extra é utilizar as listas de transmissões do Whatsapp. Não tem custo e podem ser um ótimo meio de comunicação para prospecção.
3. Hang Outs
Gratuitamente você pode realizar eventos através da solução do Google de transmissões ao vivo. Organize um evento pela internet para atrair novos clientes ou fidelizar os atuais.
Utilize os e-mails marketing para divulgar e disponibilize o link de acesso ao seu hang out para leads que se inscreverem.
Os hang Outs também podem ser uma ótima ferramenta de treinamento das equipes comerciais que ficam na rua ou e outras regiões. Outras funções são: realizar reuniões, fazer apresentações, criar um canal de dúvidas, etc.
Gestão de Vendas
1. CRM (de novo)
Utilizar o CRM também é benéfico para os gestores da área comercial. Na verdade, o gestor é a peça fundamental para uma boa utilização de um CRM, pois é ele quem irá ditar os objetivos do negócio e acompanhar se o time de vendas está no caminho certo para atingir as metas estabelecidas.
Com o CRM o gestor poderá analisar como é feito o atendimento ao cliente, tempo de respostas, mix de produtos em alta ou em baixa, entre outros acompanhamentos necessários.
Lembrando, que é preciso criatividade! Ter um banco de dados e um CRM não significa que o gestor não seja responsável pelo relacionamento com novos e atuais clientes. Busque formas de sua equipe se relacionar com o mercado, utilizando a ferramenta CRM fica mais fácil, mas ainda é necessário visão de negócio.
Outro material interessante para leitura sobre o tem a é o post A importância do CRM BI para Data Base Marketing (DBM).
2. Pipeline (Funil de Vendas)
Desenhe o funil de vendas do seu negócio para saber qual é o ciclo da venda e dimensionar a velocidade dos fechamentos e checar o desempenho do time de vendas.
Um bom funil de vendas irá considerar o status do cliente (lead, lead qualificado ou cliente) e as fases da venda (prospecção, orçamento, negociação, fechamento, faturamento, entrega).
Falamos de gestão do Funil de Vendas, mas você sabe o que significa? Saiba mais no Blog do UNO ERP.
3. Relatórios
Ser um líder de vendas é preciso habilidades e capacidade para ser um coaching da equipe. Ajudar os vendedores e mapear os processos de vendas da sua empresa somente é possível com relatórios e KPI, que lhe mostrem o andamento dos negócios no mercado.
O velho dito “contra fatos não há argumentos” é fundamental para quem busca vender mais e ajudar a equipe de vendas. Os relatórios medirão o desempenho do time.
Conclusão
A razão por trás do sucesso dessas dicas é a versatilidade incomparável do CRM, que permite que ser utilizado tanto em pequenos negócios como em grandes players.
Além disso, mostramos 6 formas de ajudar sua equipe de vendas, mas sem ação não adianta. Dentre elas apresentamos ferramentas de trabalho que vão ajudar e que podem até mesmo não ter custo, basta ter internet. Então, mão na massa!
E você? Tem dicas para prospecção e para ajudar as equipes de vendas a vender mais? Deixe nos comentários, vamos adorar ler.