Certificação UNO ERP é importante para a sua carreira?

Que tal entender um pouco mais sobre o mercado de trabalho e as principais vantagens das certificações para os diferentes departamentos de uma empresa? Saiba mais em nosso post!
 

Já não é novidade que o Sistema de Gestão (ERP) se tornou uma arma valiosa para quem quer se diferenciar no mercado e conseguir alavancar os resultados nas empresas, independentemente do setor de atuação.

Acontece que muitas das empresas ainda possuem um modelo de gestão baseado em planilhas de Excel e em ações tradicionais, e querem expandir seu escopo ou direcionar sua atuação por meio do ERP.

Já outras tentaram embarcar nessa jornada da automatização de processos e não conseguiram alcançar o resultado que esperavam, muitas vezes por não terem um direcionamento claro e desconhecerem pontos importantes de uso do sistema.

Se você quer começar – ou continuar – a envolver sua empresa nas principais estratégias de negócios existentes, provavelmente deve estar buscando por direcionamento e foco para o atingimento de resultados concretos. E, com isso, muitas dúvidas importantes devem existir: por onde começo? Quais são as opções? O que devo priorizar? Qual é o esforço necessário?

Por isso, capacitar-se ou ter outras pessoas do negócio capacitadas pode ser um passo muito importante para esse direcionamento mais claro da empresa. Assim, acreditamos que as certificações no UNO ERP são um importante passo para esclarecer muitas das dúvidas e anseios que você possa ter nesse momento.

Mas a certificação só é relevante se for direcionada para estratégias focadas em aumentar os resultados que um profissional ou empreendedor obterá. Caso contrário, será apenas mais papel para se pendurar na parede.

Nesse post, vamos falar um pouco sobre o mercado atual de trabalho e as principais vantagens das certificações para os diferentes departamentos.

 

O mercado de ERP

Hoje, o mercado de ERP é uma das áreas com mais rápido crescimento no mercado e provavelmente continuará nessa linha nos próximos anos. Tanto que no mapeamento feito pela Gartner Group o crescimento no setor é de que 2017 feche em 7,2%.

Não é sem motivo que muitas empresas estão aumentando os seus orçamentos em software de gestão anualmente. Segundo a 26ª edição da Pesquisa do Uso de Tecnologia nas Empresas, 2016 da FGV – Fundação Getúlio Vargas as organizações investem 7,6% da receita em TI e, para cada 1% investido em tecnologia o lucro aumenta 7%, em dois anos.

Ter um conhecimento claro sobre o assunto e criar uma estratégia alinhada com o seu departamento e com o seu negócio é imprescindível para se diferenciar e sobreviver nesse mercado cada vez mais competitivo.

Aqui na UNO Soluções Integradas, sabemos bem da dor do mercado brasileiro com relação à maturidade em ERP e em sua aplicação prática. Por isso, vemos a aquisição de conhecimento como uma forma de escalar a aplicabilidade da automatização de processos nas PMEs.

Por isso, oferecemos cursos online bastante completos e certificações no UNO ERP, entre outras certificações, como forma de disseminar esse conhecimento e aumentar o direcionamento e foco das empresas por meio de pessoas capacitadas para o atingimento de resultados concretos.

Mas quais são as principais vantagens de se capacitar em ERP?

Vantagens de ter uma certificação no UNO ERP

Além de poder pendurá-la na parede da sua sala ou escritório, a seguir vamos falar um pouco das principais vantagens em ter uma certificação UNO ERP para diferentes públicos:

 

Empreendedores

Como já falamos em no vídeo Formas de capacitar os seus colaboradores no Software ERP, o crescimento da empresa trouxe para os empreendedores oportunidades para alavancar diferentes tipos de negócio. No entanto, para administrar na prática múltiplas empresas, é imprescindível entender como funciona o ERP e saber como aplicá-lo na gestão de números.

Um dos grandes benefícios do Sistema de Gestão é que você pode trabalhar ações escaláveis muito efetivas para a sua empresa mesmo com investimento inicial baixo, atingindo sua gestão completa de forma sustentável e previsível e sempre mensurando e adaptando as estratégias para que funcionem melhor e tragam cada vez mais resultados.

Mas o que é preciso para chegar lá? Que ações e estratégias eu deveria utilizar com ERP? Quanto tempo devo investir para implantar? Quem devo contratar? Como criar um processo escalável para a aquisição de clientes com CRM?

Essas são muitas das dúvidas que surgem ao querer começar a investir em ERP. E você não pode esperar aprender e saber sobre absolutamente tudo da área de TI para aplicar na sua empresa.

Por outro lado, há algumas coisas que você precisa saber para tirar proveito dessa arma valiosa para a sua empresa. E ter uma certificação em Sistema ERP pode trazer entendimento do mercado de tecnologia e inovação, uma economia de tempo gasto na escolha de um parceiro, atualização e um direcionamento claro para o empreendedor extrair o melhor possível de suas estratégias e aplicar as melhores práticas na sua empresa.

Além disso, a certificação oferece um conhecimento que pode gerar uma grande economia de recursos e dinheiro ao mobilizar uma priorização de ações que façam mais sentido para o atingimento dos resultados da sua empresa ou para o momento pelo qual ela está passando.

 

Desenvolvimento do time administrativo

Não se esqueça de que provavelmente você precisará de um time administrativo ou vai contratar alguém (um analista, um gerente, ou consultor) para tocar a parte administrativa da sua empresa – faturamento, contas a pagar, receber, RH…

E como está seu time de ADM? Você sabe se eles estão atualizados com os conhecimentos mais recentes? Pode ter certeza de que, se você oferecer a possibilidade de seu time se certificar, seus colaboradores darão valor a essa sua iniciativa de torná-los profissionais melhores e você poderá colher os resultados para sua empresa.

Porém, isso não é motivo para não se certificar também. Se você, como empreendedor, não tiver ideia das opções e escolhas tomadas por eles, provavelmente estará fadado à dependência do conhecimento deles e não terá clareza se as prioridades e estratégias utilizadas são as que fazem mais sentido para o seu negócio e para a expectativa de resultados que você pretende alcançar.

E, se por acaso, você ainda não se sente preparado para fazer um curso e tirar uma certificação, mas quer se aprofundar no assunto, compartilhamos aqui o ebook A relação do Programa de Gestão com o Plano de Negócio. Nele, você pode saber mais sobre como fazer um Plano de Negócio e aplicar as Estratégias no Sistema de Gestão ERP.

 

Profissionais

Para os profissionais que vão colocar a operação em prática, como gestores e analistas, uma certificação em ERP pode ser importante para um direcionamento claro e assertivo de estratégias, pois pode oferecer uma boa visão geral para quem vai acompanhar as atividades diárias e um entendimento de estrutura e de como a empresa pode evoluir.

Além disso, é um recurso valioso de capacitação e constante atualização para realização das atividades dentro da empresa e um possível diferencial no seu currículo.

Consultores

Aqui entra um grande ponto de diferenciação frente ao mercado de trabalho. Se você trabalha como consultor de ERP, é de extrema importância que se mantenha constantemente atualizado e tenha comprovação de conhecimentos frente a esse mercado tão mutável.

Existem diversos curiosos e pessoas que se dizem capacitadas no assunto, mas que na verdade não sabem o que estão fazendo. Aproveite que profissionais atualizados com as principais ferramentas e estratégias de Sistema de Gestão, com ampla compreensão técnica e boa formação e experiência, ainda são bem limitados nos dias de hoje.

Estudantes

Em um mercado aquecido, com expectativas de continuar crescendo e carente por profissionais de alto nível, a carreira em TI surge como uma boa opção para jovens que estão escolhendo a profissão que querem seguir e estudantes universitários que estão decidindo sua atuação profissional.

Nesse cenário, as certificações em Software ERP surgem como uma forma de complementar o aprendizado da universidade e capacitar profissionais para responderem à demanda do mercado de trabalho. Seja para quem quer começar e aprimorar sua carreira, seja para quem quer começar uma nova linha de carreira.

Em um mercado dinâmico, não podemos deixar de lado as atualizações constantes, o que pode ser feito tirando certificações atuais, com exemplos e direcionamentos práticos e que tragam as mais recentes tendências e técnicas de ERP. Isso permite compreender o mercado e tirar proveito de suas vantagens.

Conclusão

Sabemos que, para quem está disposto a aplicar a automatização de processos em Sistema de Gestão Empresarial, existem infinitas possibilidades de atuação. Por esse motivo, não é fácil saber por onde começar e quais os melhores direcionamentos de mercado. Por isso, capacitar-se ou ter outros profissionais associados ao negócio capacitados é de extrema importância para um claro direcionamento da empresa.

Assim, acreditamos que as certificações no UNO ERP são um importante passo para os diferentes públicos: empreendedores, profissionais, consultores e estudantes, trazendo diversas vantagens profissionais e de atuação prática e esclarecendo muitas das dúvidas que você pode ter nesse momento.

No entanto, apesar de as certificações oferecerem as diversas vantagens sobre as quais falamos no decorrer desse post, tenha claro que você não deve ficar somente nesse conteúdo. Converse com outros profissionais, crie networking, participe de eventos e comunidades relacionados ao tema. E sempre se atualize. Lembre-se de que as estratégias de gestão são extremamente dinâmicas.

Dessa forma, você pode aprender realmente e mostrar para a sua e para outras empresas que você realmente sabe sobre o assunto!

Se você quer se especializar em ERP, faça os Cursos e Certificações da Universidade UNO. Utilize o cupom DescontoBlogUNO e ganhe um desconto de 5% extra!