Entenda o DRE – Resultados Financeiros

Marcio Sanson
24/04/2019
Veja o que é, como analisar e porque utilizar o DRE – Resultados Financeiros e como automatizar a geração do relatório.

 

Um dos pilares da Contabilidade Financeira é o DRE – Demonstração de Resultados Financeiros, mas alguns conceitos sobre o assunto ainda são um paradigma para muitos empresários e gestores.

Acredite se quiser, mas existe muita PME por ai que nem sabe o que é isso…

Por essas razões, trouxemos mais detalhes sobre DRE – Demonstrativo de Resultados Financeiros para você e seu negócio não continuarem no vermelho.

 

Antes, alguns conceitos básicos sobre DRE

No dia a dia de qualquer empresa, pagamentos são realizados com as mais diversas finalidades, o que chamamos de gastos. Estes por sua vez são classificados em:

  • Custos: diretamente relacionados com o produto ou serviço prestado.
  • Despesas: NÃO são diretamente relacionados ao produto.
  • Perdas: é considerado um gasto quando é imprevisível e aleatório. Exemplo, uma quantidade de matéria-prima ao ser colocada em produção é descartada devido a algum erro ou falha de operação. Se foi previsto antecipadamente o descarte, não é considerado como uma perda, mas sim, um custo.

 

O que é Demonstração de Resultados Financeiros?

Demonstração do Resultado do Exercício – DRE é uma demonstração contábil obrigatória que apresenta um resumo financeiro dos resultados operacionais e não operacionais de uma empresa em certo período, demonstrando claramente se há lucro ou prejuízo.

O DRE – Resultados Financeiros vai apurar os indicadores de receitas, despesas, rendimentos ganhos no período, investimentos, encargos e perdas, custos e provisões apurados, evidenciando a formação do resultado líquido da empresa na ocasião.


 

Objetivos do Demonstrativo

  1. Organizar as informações sobre o lucro ou prejuízo de uma empresa.
  2. Auxiliar na analise sobre as projeções.

Cálculo Simples do DRE

O relatório pode ser visualizado de uma forma simples, conforme abaixo:
      Receita
(-) Despesa
______________
Lucro ou prejuízo

Demonstração Dedutiva

Beleza, você gerou o DRE Simples, mas e agora?

Diferentemente do Balanço Patrimonial, este relatório utiliza a diferença entre receitas auferidas e custos/despesas para fornecer um sumário de receitas e despesas de todo um período para apurar o lucro ou prejuízo.

Normalmente, o período escolhido é anual (de janeiro a dezembro) com apurações mensais. Ou seja, o relatório não mostra uma situação estática em determinado momento.

Pontos de Atenção:

  • Antes de fazer um detalhamento do DRE, entenda o comportamento do fluxo financeiro e as suas características contábeis.
  • Tome cuidado com os custos indiretos, pois a cada medida utilizada para realizar o rateio pode-se encontrar valores finais diferentes.
  • Antes de se calcular o DRE Simples os produtos/serviços devem ser vendidos. Lembre-se, se não há venda não há resultado.
  • Como os custos ocorrem antes da venda, eles devem ser incorporados ao resultado e acumulados no plano de contas. Depois da venda efetivada, transfira o custo para a apuração dos resultados.
  • Gastos realizados pela empresa são considerados como despesa diretamente na apuração do DRE, tais como os custos administrativos e comerciais (vendas, marketing, pós-vendas).

Como automatizar a geração do DRE

Montar um DRE em um Excel é arriscar colocar sua empresa no trilho errado, pois ele traz  relatórios de suma importância para analisar a saúde financeira de qualquer empresa, não importando o porte ou área de atuação.

O Sistema de Gestão se faz necessário para evitar erros ao gerar seu DRE, sem ter que ficar dias a finco para chegar nos resultados financeiros.

No Sistema de Gestão UNO ERP, por exemplo, a tela do resultados financeiros lista o total dos débitos e dos créditos das contas, juntamente com o saldo de cada uma delas (seja devedor ou credor).

Desta forma, o Sistema de Gestão permite estabelecer um resumo básico de um estado financeiro. Veja um exemplo:

Para saber mais sobre como operacionalizar o Resultado Financeiro do UNO ERP, acesse o Manual.