ERP Construção Civil: por que sua empresa precisa?

ERP Construção Civil pode ajudar? A ideia do post de hoje é lhe mostrar 7 motivos para ter sistema, que não sejam tão óbvios.
 

Para conseguir fazer sua empresa se desenvolver, é preciso planejar seu crescimento, sempre de olho nas oportunidades que surgem, e utilizar recursos e tecnologias novas para manter a empresa no foco.

Além disso, o plano estratégico deve considerar o aumento da competitividade no setor, principalmente, das empresas de construção civil, que trabalham com projetos de alta complexidade, sendo exigida das construtoras a implementação das melhores práticas de gerenciamento de obra.

Para as empresas deste setor que estão buscando ou já utilizam o ERP Construção Civil, um dos grandes benefícios é criar um processo de gestão das obras automatizado e integrado para que não perca o controle operacional, resultando em um crescimento desordenado.

Basta ver a quantidade grande de obras paradas nas ruas brasileiras, que são “vítimas” dessa má gestão das obras. Neste contexto, como um ERP Construção Civil pode ajudar? A ideia do post de hoje é lhe mostrar 7 motivos para ter sistema, que não sejam tão óbvios.

 

1. Por que será dado o primeiro passo para um Mapeamento dos Processos

Como ERP é a automatização dos processos repetitivos das empresas, você terá de ter bem claro os objetivos da sua empresa e do papel de cada colaborador dentro da organização.

Desta forma, a primeira etapa da implantação de qualquer ERP Construção Civil é a de ter um macrofluxo da empresa para entender a relação entre os recursos, departamentos e centro de custo.

Esse Mapeamentos dos Processos pode utilizar vários critérios, que podem ser utilizados para se fazer o rateio de recursos. O macrofluxo na UNO, por exemplo, é por Grupo de Soluções e Departamentos. Para empresas de Construção Civil pode ser por obra, por tipo e vigência recursos, por departamento, entre outros.

 

2. Por que você irá pensar como um gestor de verdade

Parar para analisar sua estrutura e desenhar um macro fluxo já é um excelente motivo, quando foi a última vez que você pensou na gestão e no plano de negócio da sua empresa?

Após implantado o ERP Construção Civil, você possuirá todas as informações gerenciais reunidas em um só lugar, gerando dados mais completos e precisos para a tomada de decisões.

E se você for o diretor, nesta fase já terá definido critérios e gerentes para cada centro de custo. Será preciso transmitir as informações aos gestores e acompanhar os resultados.

Um ERP Construção Civil gera relatórios com diversos filtros de busca para todos os departamentos ou obras, para que você e gestores tenham mais controle e aproveitem as informações para atingir seus objetivos de forma mais rápida e precisa.

Resumindo, vocês terão mais tempo para pensar no negócio e acompanhar, saindo um pouco do operacional do dia a dia.

 

3. Por que você fará a Gestão por Centro de Custo

Mapeamento dos Processos feito, gestores informados de seus objetivos e metas, ERP sendo implantado, chegou hora de fazer os cálculos e rateios por centro de custo.

O rateio por centro de custo se feito à mão (vulgo planilha) tem grande chance de erros, visto aos cálculos complexos, que podem se tornar um verdadeiro pesadelo para as finanças da empresa.

Por esta razão, digo que isso é feito considerando o ERP para Construção, que irá integrar TODAS as áreas e realizando o rateio de acordo com as regras previamente estipuladas e cadastradas.

4. Por que controla a cadeia de suprimentos

Com o ERP Construção com eProcurement sua empresa terá mais facilidade na aquisição de suprimentos, pois permite o controle e comunicação direta com fornecedores, o que melhora as negociações e organização, principalmente, em relação a preços e prazos para entrega.

Também é possível controlar materiais e ferramentas, mesmo em estoques descentralizados, quando há mais de um canteiro de obras. Além disso, tem visibilidade das contas pagas e a receber, pedidos de compra, condições de pagamento, ajudando no controle do fluxo de caixa.

 

5. Por que terá Contratos Automatizados

Automatização dos contratos é de grande importância, pois dinamiza as tarefas, gerando uma maior receita para a organização.

A automação permite ter conhecimento das regras relacionadas aos tipos de serviços a serem prestados, como será o atendimento e demais regras de comunicação que também incluem cobranças e visitas.

Outro benefício é a alterações no projeto e modificações no contrato costumam impactar negativamente a construção, paralisando a mão de obra, estendendo o prazo de entrega do empreendimento e aumentando seus custos.

Se realizada de forma eficaz, a gestão de contratos pode reduzir o tempo em que as alterações no acordo entre as partes são feitas, de maneira que a obra e seu prazo de entrega não sejam interferidos.

Com uma boa gestão de contrato é possível garantir o alinhamento entre as partes, antes mesmo do início da construção, e assegurar que elas sigam as premissas técnicas e legais do projeto, garantindo a satisfação do cliente, do seu fornecedor e da sua empresa.

 

6. Por que Mobilidade?

Uma das maiores vantagens do ERP é a possibilidade de verificar os dados em qualquer lugar e com diferentes dispositivos (tablets, smatphones, notebooks), basta ter acesso à Internet.

 

7. Por que evita desperdícios

O desperdício pode ocorrer em todas as etapas do projeto de forma tangível, como o de materiais, e intangível, que são por exemplo o tempo gasto com tarefas que não resultaram em nada positivo.

Com o ERP Construção Civil é possível identificar os desperdícios principais e minimizar as perdas na construção civil.