Empresas Prestadoras de Serviços precisam e devem conhecer ITIL, mas afinal o que é isso e porque você deve utilizar?
O que é ITIL e para que serve?
O ITIL não é uma ferramenta, tão pouco uma funcionalidade. Contudo ele auxilia em todo um processo de uma empresa de TI, por exemplo, trata-se de uma metodologia que envolve boas práticas e que quando aplicada dentro de um software de controle (gestão), apoia no gerenciamento de projetos. Essa metodologia pode ser aplicada não somente em setores de operação, mas também nos estratégicos. O ITIL é uma forma de se construir uma área de TI estável e escalável, buscando promover um serviço de excelência aos clientes. Seu objetivo principal é proporcionar uma gestão mais eficiente dos processo e assegurar uma melhor experiência do cliente. Focando cada vez mais em desenvolver um trabalho mais qualificado em oferecer aos clientes um padrão de atendimento mais seguro e confiável.Quais são os processos do ITIL?
Todos os processos de uma empresa de tecnologia, principalmente as empresas fornecedoras de um sistema de gestão, necessitam de mapeamento e ter todos os processos documentados como forma a garantir ao cliente, e a própria empresa, que os prazos e expectativas definidas em contrato, sejam alcançados por ambos, e que a relação funcione mais como parceria do que qualquer outra coisa. E no ITIL não seria diferente, abaixo listamos as suas etapas:- Estratégia de Serviço: Tem como objetivo transformas o serviço de TI em ativo estratégico, criando valor para o cliente.
- Design de Serviço: Mapeamento dos profissionais disponíveis e analise de suas habilidades para otimização de serviços.
- Transição de Serviço: Implementação e validação do serviço.
- Operação de Serviço: Esta etapa é uma das mais importantes, pois nela deve-se assegurar para o cliente que ele terá suporte em caso de falhas, tornando o valor do serviço de forma clara para ele. Assegurando que os serviços sejam entregues com qualidade e dentro das diretrizes da SLA.
- Melhoria contínua de Serviço: Aqui deve-se acompanhar aos serviços de TI, afim de verificar possíveis correções e outras melhorias.
Conforme podemos ver o ITIL exige uma série de questões para que seja desempenhado de forma correta, podemos dizer que é uma metodologia que envolve políticas e padrões que assegurem a implementação, cultura corporativa, governança e gerenciamento dos serviços.
Vale destacar também que o ITIL, criado pela secretária de comércio Office of Government Commerce, OGC do governo Inglês, é usado para alinhar os processos gerenciais da empresa para que se obtenha ordem e sucesso nos negócios, além de ser norma BS-15000, um anexo da ISO 9000/2000.
A UNO Soluções utiliza a metodologia ITIL em seu Suporte Técnico e aconselha seus clientes do mesmo segmento de mercado (TI – serviços) à utilizar.
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