Ordem de Produção agiliza os processos

Descubra o que é Ordem de Produção – OP e como utiliza-la nos processos do sua dia a dia com um Sistema de Gestão.
 

A ordem de produção é fundamental para a gestão fabril, pois é o ponta pé inicial de todo o processo de gestão da produção, que vai desde o planejamento até o controle dos estoque e entrega.

Por ser tão importante, esse post irá descrever a Ordem de Produção e como o UNO ERP trata o ciclo produtivo, que vai do planejamento até a entrega, baseado na OP. Confira!

 

O que é OP – Ordem de Produção?

Como o próprio nome diz, é um comando para produzir um determinado item. Essa ordem é feita através de um documento físico ou on-line, que reúne detalhes (item, quantidade, prazo…) para o processo produtivo.

O processo produtivo passa pelo planejamento de compras e produção, compras de suprimentos, matérias-primas, PCP, gestão de estoques e produção. Todo esse ciclo será regido pela Ordem de Produção.

Sem OP a sua equipe de produção ficará sem rumo… Como consequência, haverá atrasos, perdas, falta ou excesso de materiais, paradas de máquina, entre outros problemas.  

Dados da OP:

A Ordem de Produção pode conter:
  • Item (descrição)
  • Quantidade por item
  • Data comprometida de entrega (Prazo)
  • Lista de materiais (bill of materials)
  • Empenhos
  • Roteiro de Produção
  • Documentações
  • Certificações
 

Ordem de Produção no UNO ERP

Durante a implantação UNO ERP para Manufatura um dos tópicos mais importantes é a emissão de Ordem de Produção.

Com a Geração Automática e Manual de uma Ordem de Produção no UNO ERP, é possível medir, acelerar e facilitar o processo de fabricação de um produto, relacionando todos os componentes e as etapas de fabricação, além de ser essencial na geração das requisições dos materiais.

Desta forma, sua operação fica mais perene e seu cliente satisfeito!  

Veja Tutorial de como emitir uma OP pelo UNO ERP:

  Saiba Mais no Manual do UNO ERP:   Acha necessário sabe mais sobre os recursos para a gestão da produção da sua indústria?