O que faz um SIC – Sistema Integrado Comercial?

Você já ouvir falar ou sabe o que é SIC – Sistema Integrado Comercial? Saiba tudo sobre o assunto antes de sair comprando softwares para a gestão de vendas.
 

Vemos ainda consultores de negócios vendendo Sistema Integrado Comercial para seus clientes sem saber ao certo o que faz um SIC. Para não ficar feio, decidimos explicar melhor o que faz e qual é a diferença para um Software de Gestão (ERP). Leia esse post e entenda!

 

O que faz um SIC – Sistema Integrado Comercial?

Por ser um sistema integrado, ele concentra todas as funcionalidades que uma empresa precisa para controle dos processos e gestão exclusivamente do departamento comercial, integrando vendas com estoque, compras e faturamento.

Ou seja, ele organiza o departamento de vendas integrando as informações necessárias para essa gestão, mesmo que ela envolva os dados de outros departamentos.
 

SIC é um ERP?

É normal ficar em dúvida sobre qual seria o mais adequado para sua empresa: ERP ou SIC – Sistema Integrado Comercial.

Embora sejam vistos muitas vezes como sinônimos, um Sistema Integrado Comercial não necessariamente possui um banco de dados ou interface únicos.

Além disso, ele integra tudo o que tem relação direta com o departamento de vendas, excluindo processos fundamentais para a gestão da empresa como um todo.

Por este motivo, um SIC poderá trazer retrabalho ou ainda a necessidade de comprar diversos outros softwares…

Já no ERP, vale lembrar que em um bom ERP, existe apenas um banco de dados, sobre o qual TODAS as funções transacionais (compras, produção, financeiro, planejamento, vendas, estoque, etc.) utilizam o mesmo sistema. Isto evita retrabalho, duplicidade, e principalmente, informações diferentes.

Enfim, podemos afirmar que um SIC – Sistema Integrado Comercial está inserido em um ERP confiável.