10 Bibliografias obrigatórias para gestores

Cintia Tombolato
02/07/2019
Leia esses 10 livros influentes no mundo empresarial que separamos para você, que valem o investimento do seu tempo e aprendizado.

 

Universidades e MBAs indicam muitos livros para ler, mas com a rotina e tantas tarefas do dia a dia, conseguir se aprofundar em todos eles é muito difícil. Sabendo disso, separamos nosso top 10 livros que merecem sua atenção o quanto antes. Confira a lista:

1. A Estratégia do Oceano Azul

Tema: Estratégia

Autor: Chan Kim e Renée Mauborngne

Por que ler? Fenômeno global com mais de 3,5 milhões de exemplares vendidos, e se tornou uma obra de referência, adotada por organizações do mundo inteiro, ao desafiar tudo aquilo que se julgava saber sobre os requisitos para o sucesso estratégico.

Com base em um estudo de 150 movimentos estratégicos (que abrangem mais de 100 anos e 30 setores), os autores afirmam que o êxito duradouro não decorre da disputa feroz entre concorrentes, mas da criação de “oceanos azuis” – novos e intocados espaços de mercado prontos para o crescimento.

Eles apresentam ainda uma abordagem sistemática para tornar a concorrência irrelevante e descrevem os princípios e ferramentas que qualquer organização pode utilizar para criar e desbravar seus próprios oceanos azuis.

Onde comprar: Amazon

 

2. O poder do hábito

Tema: Comportamental

Autor: Charles Duhigg

Por que ler? Apresenta a chave para se exercitar, perder peso, educar bem os filhos, ser produtivo e ter sucesso.

Onde comprar: Amazon

 

3. O segredo de Luísa

Tema: Empreendedorismo

Autor: Fernando Dolabela

Por que ler? Com mais de 150 mil exemplares vendidos, se tornou referência quando o assunto é empreendedorismo e foi adotado por Universidades e MBAs.

O livro traz uma uma estrutura completamente inovadora, oferece a alternativa de se concentrar na história ou se aprofundar nas informações específicas sobre marketing, plano de negócios, finanças, administração e organização empresarial.

Assim os gestores vão descobrir aos poucos as etapas necessárias à criação de uma empresa, desde sua idealização até à garantia de sua sobrevivência.

O livro inclui testes para ajudar o leitor a conhecer seu perfil e descobrir o potencial de seu futuro negócio.

Onde comprar: Amazon

4. O Monge e o Executivo

Tema: Liderança

Autor: James C. Hunter

Por que ler? História de um famoso empresário que abandonou sua brilhante carreira para se tornar monge em um mosteiro beneditino, que irá lhe ensinar os princípios fundamentais dos verdadeiros líderes. Para gestores que tem dificuldade em fazer com que sua equipe dê o melhor de si no trabalho e gostaria de se relacionar melhor com sua família e seus amigos, vai encontrar neste livro personagens, ideias e discussões que vão abrir um novo horizonte em sua forma de lidar com os outros.

Onde comprar: Amazon

 

5. A arte da guerra

Tema: Estratégia

Autor: Sun Tzu

Por que ler? O milenar tratado militar é tão compreensível e atual que se tornou um texto clássico. Acredita-se, inclusive, que o livro tenha sido usado ao longo dos tempos por estrategistas militares como Napoleão, Adolf Hitler e Mao Tse Tung. Hoje, o livro migrou das estantes dos estrategistas para a dos economistas, administradores, políticos, vendedores, gestores, empresários e todos aqueles cuja meta é a vitória – em todos os níveis.

Onde comprar: Amazon


6. Como fazer amigos e influenciar pessoas

Tema: Comportamental

Autor: Dale Carnegie

Por que ler? Não é por acaso que, mais de 60 anos depois de sua 1ª edição, depois de mais de 50 milhões de exemplares vendidos, segue sendo um livro inovador, e uma das principais referências do mundo sobre relacionamentos, seja no âmbito profissional ou pessoal.

Os conselhos, métodos e as ideias de  já beneficiaram milhões de pessoas, e permanecem completamente atuais. Traz técnicas e métodos, de maneira extremamente direta, para que qualquer pessoa alcance seus objetivos pessoais e profissionais.

Onde comprar: Amazon

 

7. A pergunta definitiva

Tema: Satisfação dos Clientes

Autor: Fred Reichheld

Por que ler? O autor explica como conseguir resultados financeiros competitivos com o Net Promoter Score – NPS. De forma sempre clara e objetiva, define o conceito do NPS e explica sua conexão com o crescimento rentável e lucrativo das empresas.

Descreve o processo de ciclo fechado de feedback – contatar os clientes para determinar seu nível de lealdade e apresentar soluções pertinentes, demonstrando o poder desse processo na motivação de funcionários e clientes.

Onde comprar: Amazon

 

8. Inteligência Emocional no Trabalho

Tema: Comportamental

Autor: Hendrie Weisinger

Por que ler? São infinitas as situações emocionalmente desafiantes no dia a dia profissional. Este livro irá ensina-lo a lidar com elas para aumentar a satisfação e a eficiência no trabalho e reduzir o stress.

Onde comprar: Amazon

 

9. Os Sete Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes

Tema: Comportamental

Autor: Stephen R. Covey

Por que ler? Um dos maiores fenômenos editoriais no mundo dos negócios e considerado nessa área o livro mais influente do século XX pela revista Forbes. Vendeu mais de 15 milhões de exemplares em todo o mundo e ocupou as listas de mais vendidos durante 8 anos consecutivos.

O livro mostra 7 hábitos essenciais para as pessoas alcançarem o que desejam na vida pessoal e profissional com ferramentas para a mudança e o desenvolvimento de pessoas e organizações no mundo inteiro.

Onde comprar: Amazon

 

10. O 8º Hábito – da Eficácia À Grandeza

Tema: Comportamental

Autor: Stephen R. Covey

Por que ler? Sequência do best seller ‘Os sete hábitos para as pessoas altamente eficazes. O livro dará ao leitor um mapa do caminho que o leve da dor e frustração à verdadeira realização, à relevância, ao significado e à contribuição no novo panorama de nossos dias – não apenas no trabalho e na organização, mas em toda sua vida.

Em resumo, ele o conduzirá até encontrar sua voz. Se o leitor assim quiser, ele também o levará a um grande aumento de sua influência, qualquer que seja sua posição – inspirando outros a quem prezamos, sua equipe e sua organização a encontrarem suas vozes e aumentarem várias vezes sua eficácia, crescimento e impacto. O leitor descobrirá que essa influência e essa liderança nascem da escolha, não da posição ou do status.

Onde comprar: Amazon