10 recursos essenciais do ERP para Manufatura

O momento de escolher o tipo de ERP para Manufatura dá ansiedade para o empresário, pois existem centenas de fornecedores de sistema. Por isso, reunimos neste post 10 recursos essenciais que você deve checar antes de tomar a decisão. Confira!
 

#1 Módulo de Compras Completo e Integrado

Não isole o departamento de Compras! Tenha o máximo de integração de Compras com Vendas e Estoque para suprir as demandas atuais e futuras. Além de avisar o Recebimento, o que foi adquirido (itens e quantidades) e quando será entregue. A fim de agilizar este processo, o Módulo de Compras do ERP para Manufatura é ideal para planejamento de aquisições, cotações, pedidos, requisições internas de materiais e produtos, além de controle de centro de custos e importações.

 

#2 eProcurement

Através da integração do seu sistema com o fornecedor é possível diminuir a distância, qualificar e pontuar preços mais competitivos. A ferramenta de eProcurement centraliza as cotações de compras via processo eletrônico e integra informações de contas contábeis e financeiras, relacionado ao pedido de compra e movimentações de estoques, desse modo minimiza o operacional de colaboradores destes setores.

 

#3 Controle do estoque pelo número de lote/série dos produtos

Separação e o Recebimento ficam muito mais rápidas e precisas se tiver um controle do estoque pelo número de lote/série dos produtos, com um acompanhamento de todos os movimentos realizados pelo item (entradas e saídas), se puder bloquear a venda/utilização de um lote em quarentena (indisponíveis) ou que já tenham ultrapassado o prazo de validade

 

#4 Aplicativo para a Força de Vendas

Ferramenta para a automação da força de vendas da sua empresa traz organização, mobilidade, status atualizados de preços, estoque, crédito, etc. Com ela, você acompanha todos os processos de sua equipe de vendas externa ou interna de forma integrada e automatizada, que engloba  todos os processos de vendas, desde a prospecção até a concretização da venda e entrega final ao cliente.

 

#5 Ordem de Produção – OP

OP – Ordem de Produção também auxilia na gestão dos custos. Será que ele aquela OP deu lucro ou prejuízo? Trabalhando com as OPs você vai ter informações para um controle de custos com: quanto cobrou do cliente, quanto gastou, reembolsos pagos, impostos devidos, materiais utilizados do estoque, inventário, perdas, etc. Para tanto, é preciso ter um software que faça o cálculo automático e rápido. Já pensou ter um Excel só para sintetizar todos esses dados e fazer o cálculo? O empresário perderia muito tempo, correria o risco de tomar decisões baseadas em números errados e ainda, acabar deixando de lado essa tarefa básica, saber se seu negócio está dando lucro ou prejuízo.

#6 Controle de Entregas e Roteirização

Crucial em um ERP para manufatura; a roteirização dos pedidos por região de entrega, com emissão de Romaneio de entrega, controle de chegada e saída  de motoristas e transportadoras é tarefa complicada sem a ajuda de algum software, mas também de extrema importância para quem não quer perder o controle.

 

#7 Cálculo de Impostos, margens e comissões automáticas

Administrar as margens de lucro e precificar seus itens de venda envolvendo todos os custos operacionais (matéria prima, tributos, processos, comissões, perdas, terceiros, custos fixos, etc) não é uma tarefa fácil. Se você acha que essa é uma tarefa difícil, você pode estar prejudicando a rentabilidade e o crescimento da sua empresa no mercado (share). Se não sabe fazer os cálculos, busque uma ferramenta que tenha todas as informações e que faça automaticamente.

 

#8 Gestão de Vendas

Uma venda mal feita ou errada pode colocar tudo a perder e gerar grandes prejuízos. Entenda seu mix de produtos e ofereça o que realmente tem capacidade de entregar. Tome cuidado com prazos malucos de entrega e aos preços cobrados. Daí a importância de saber o que você vende e para quem vende, do contrário, poderá colocar sua marca em risco. Um bom começo é adotar um sistema de vendas, que registre exatamente quem comprou, o que necessitava, o que foi negociado, o que foi vendido e as formas de pagamento. Além disso, a empresa não fica dependente de ter as informações na mão apenas de uma pessoa, que se sair dos negócios o mundo acaba.

 

#9 Ebitda

Lucros antes de juros, impostos, depreciação e amortização. Ebtida é uma solução é ideal para empresários que querem calcular os recursos disponíveis, sem contar impostos e outros dados financeiros. Busque soluções de gestão que permitam chegar ao cálculo Ebitda rapidamente dos orçamentos com base em cenários diversos.

 

#10 Pagamento Escritural

Com o Pagamento Escritural integrado ao Software de Gestão é possível agendar e efetuar pagamentos e por lote de fornecedores sem trânsito de borderôs, DOCs, TEDs, fichas de depósito ou necessidade de contatar o gerente, com segurança e de qualquer lugar do país. O serviço é seguro, disponibiliza diversas formas de pagamento, basta checar com seu banco.

 

Existem dezenas de recursos no ERP para Manufatura que podemos citar, mas trouxe de forma ampla aqui o que é essencial. Tem algum recurso que esquecemos de mencionar, que seja primordial para a gestão da produção? Se sim, nos mande uma mensagem com sua dica!