3 dicas para você comprar o Melhor ERP Online

Neste post você conhecerá 3 dicas para escolher o Melhor ERP Online para sua empresa e tornar essa fase de escolha mais fácil.
 

Nossa opinião é que sim, e em uma análise realizada pela Nucles Research a cada o ROI é de $7.23 a cada $1 gasto com ERP. A análise está disponibilizada no site www.nucleusresearch.com.

ERP é um ativo de “curto” prazo, que continuará oferecendo benefícios ao longo do tempo, mesmo que eventualmente sua empresa decida troca-lo por outro.

No ebook Melhor ERP: Como escolher? listamos 6 tipos de Sistemas de Gestão que existem, sem contar a infinidade de fornecedores para a sua empresa investir, mas se todos vão proporcionar maio ou menos os mesmos benefícios, o que avaliar como diferencial? Calma! Neste post, trago 5 dicas para você escolher o Melhor ERP Online para sua empresa.

 

#Dica 1 – Não tome essa decisão sozinho. Crie um comitê executivo.

Falamos bastante sobre comitê no post Sistema de Gestão Integrado: como começar, mas não custa nada reforçar.

Aqui na UNO chamamos de Comitê da Qualidade, o nome pouco importa. O que importa mesmo é o objetivo deste comitê, que é a busca de melhoria continua para atender e superar a expectativa dos clientes.

Nele discutimos processos e investimentos para as melhorias com base em feedbacks que recebemos dos clientes e problemas que enfrentamos no dia a dia, basicamente.

Participam os gestores das principais áreas da empresa, sendo um consultor de processos o líder da bancada.

Esse mesmo comitê é o que deve participar da avaliação do ERP e de sua implantação. Afinal, sem as principais lideranças à frente das mudanças, essas nunca ocorrerão.

O comitê deverá fazer um escopo do que necessitam, definir os objetivos globais e setoriais da empresa e elegerá um GP – Gerente de Projeto Cliente, que deverá ter autonomia para tomada de decisões durante o projeto para garantir que os objetivos do projeto sejam atingidos.

Recomendo que esse gerente já seja você que está lendo esse post, pois é sinal de compromisso com a compra e mudança.

 

#Dica 2 – Listem os problemas que querem resolver com o ERP e o que esperam dele.

Para escolher o Melhor ERP Online para a sua PME, que é a nossa especialidade, pense que esse sistema deve atender as suas necessidades, pensando sempre em curto, médio e longo prazo.

Logo, algumas funcionalidades que você não usa hoje, podem ser utilizadas no futuro. Pensando assim, você evitará custos desnecessários.

Alguns exemplos:

  • Controlar as entregas e roteirização.
  • Ter previsibilidade financeira.
  • Equipe de vendas saber para quem ligar.

#Dica 3 – Faça as perguntas certas para candidatos à fornecedores.

Agora é hora de selecionar algumas empresas e checar se ela atende alguns pontos necessários para fornecer o melhor ERP para a sua empresa.

 

Segue check list básico com 10 perguntas:

  1. O ERP é totalmente Web?
  2. Posso fazer customizações nas rotinas do sistema para adequá-lo aos nossos processos e operação?
  3. Integra com outros softwares caso seja necessário?
  4. Posso utilizar em todos os departamentos?
  5. Posso utilizar em todas as minhas empresas e CNPJs ?
  6. Quantos usuários podem usar ao mesmo tempo?
  7. Tenho que pagar as atualizações do ERP?
  8.  O suporte técnico terá uma equipe preferencial para me atender?
  9. O suporte também terá em contrato um acordo de nível de serviço com multas?
  10. Existe uma metodologia de implantação que segue o PMI?

Conclusão

Agora que mostramos alguns segredinhos, fica mais fácil nos avaliar e comparar com os concorrentes. Se você ainda tem alguma insegurança para comprar e escolher o Melhor ERP Online que não foi citado nesse post, deixe-o nos comentários. Ficaremos felizes em conversar!