3 formas de ter sucesso com Software para Distribuidor

Cintia Tombolato
26/06/2018
Veja nesse post, uma explicação de como o Software para Distribuidor organiza as empresas e os resultados que os clientes podem obter.

 

Ver sua empresa crescer é muito bom, não é mesmo? Todos querem que seus negócios prosperem e tenha rentabilidade.

No entanto, com a expansão tanto da cartela de clientes como do time interno, fica cada vez mais difícil que todas as áreas conversem entre si, saibam e sigam os processos, e trabalhem de forma alinhada para atingir os objetivos da sua empresa e atender as necessidades de seus clientes.

A UNO conta hoje com uma base de 30% de clientes do Ramo de Distribuição e Revenda, fora as empresas de Manufatura com processos de distribuição, que representam outros 25% da base de clientes.

Com essa experiência e ao ouvir seus clientes e entender o que eles desejam e entendem como sucesso no segmento deles, criamos nosso Mapa de Sucesso em Gestão Empresarial. Nesse post, vou explicar como o Software para Distribuidor organizou as empresas e os resultados que os clientes obtiveram.

 

Primeiros passos

Parece uma pergunta fácil: você sabe o que é ERP?

Muitas empresas sabem o significado da sigla (Enterprise Resource Planning), mas não sabem o que ela de fato significa ou contribui para o sucesso da gestão. O ERP é um software para automatização dos processos repetitivos das empresas.

Veja que se sua empresa não tem processo, não tem o que automatizar com sistema. Por isso, as empresas que obtiveram sucesso com o Software para Distribuidor, precisaram organizar e obter informações de si próprios antes de implantar o sistema de gestão.

Para isso, foi montada uma equipe com pessoas de diferentes áreas da empresa mais o CEO para mapear e documentar todos os processos da empresa.

Nossa experiência com empresas do Ramo de Distribuição nos permitiu criar um macro fluxo dos departamentos e processos como sugestão, mas o ideal é que cada empresa tenha o seu próprio mapa.

Distribuição

Na UNO, os clientes podem personalizar o desktop do ERP com este desenho dos processos.

 

3 Formas de Sucesso para Distribuidores

Saber o que é sucesso para a sua empresa também é muito importante. Assim, os gestores e time operacional sabem onde querem chegar ou o que precisam manter.

Em uma pesquisa realizada pela UNO de forma discreta e informal com clientes de Distribuição, Atacado e Revenda, obtivemos três respostas:

  1. Vender Melhor: deixaram claro que não é vender mais, mas sim, realizar vendas mais rentáveis.
  2. Ser referência no Atendimento ao Cliente: Ser único ou diferente para o cliente.
  3. Ter clientes fidelizados: Cultivar um relacionamento, fazer do cliente um cliente para toda a vida.

Se sua empresa não sabe quais são os objetivos dela, essas são três sugestões para que você possa utilizar e para que tenha ainda mais sucesso ao implantar o Software para Distribuidor.

 

Como usar o ERP Distribuição para gerar resultados reais

ERP para Vender Melhor

O time de vendas é responsável apenas por uma parcela desse objetivo. É preciso que TODOS os departamentos estejam preparados a cumprir com esse objetivo principal: vender melhor.

Isso significa aumentar a margem de lucro, sem aumentar o preço final ao cliente, o que requer diminuir custos. Logo, o planejamento de todas as áreas precisa ser voltado a vendas.

Por isso, implantar um ERP que integra todas as áreas é importante, dentre elas destacamos a obrigatoriedade dos módulos: atendimento, vendas, estoque, compras e financeiro.

Quanto o ERP estiver implantado em todos esses departamentos, será possível relacionar e cruzar informações da empresa sobre receitas, despesas, faturamentos, lucros, estoques, atendimentos com uma gama de estatísticas e relatórios importantes para a gestão.

São esses dados que irão trazer ao empresário uma visão real de onde precisa mudar ou melhorar para vender mais e melhor!

Por exemplo, um cliente nosso reformulou as promoções com base nos históricos de vendas e revisou métodos de pagamento que geravam problemas à empresa e aos clientes.

 

Software para Distribuidor para Atendimento ao Cliente

O exemplo dado no item anterior cabe aqui. Quando sua empresa vende mal, seu cliente pode também se sentir mal atendido.

Temos clientes que faziam promoções e não tinham estoques suficientes. O cliente final ficava chateado e ia para o concorrente do nosso cliente, a equipe de vendas ficava frustrada, a equipe de compras enfurecida coma demanda repentina e os sócios de cabelo em pé com a falta de planejamento e gestão.

O ERP garante que a equipe de vendas conceda respostas certeiras e ágeis aos clientes e ao mercado. Para tanto, também recomendamos o uso do CRM integrado ao ERP para conseguir gerir todo o relacionamento com o cliente, sem depender da informação que está com algum colaborador, que se sair da empresa pode colocar tudo a perder.

Lembrando, que um cliente não se sente bem atendido somente por uma equipe de vendas ou atendimento.

Ele também se sente bem atendido quando recebe a mercadoria no antes ou prazo prometido, se o faturamento não falha, se ao entrar em contato com o financeiro (contas a receber) da sua empresa também é bem atendido, se há histórico e rastreabilidade do frete, entre outros fatores que dependem de um ERP e de uma equipe bem capacitada e treinada.

 

ERP para ter clientes fidelizados

Podemos dizer que esse fator de sucesso é consequência dos dois primeiros. Se sua empresa vendeu de forma justa / correta e com um excelente atendimento não há motivos para o seu cliente não voltar a comprar de você ou simplesmente lhe indicar.

Utilize o Software para Distribuidor com CRM para de tempos em tempos lembrar de se comunicar com seu cliente, mostre que sua empresa não está preocupada em somente lucrar, mas que está ali preocupada com as necessidades dele e está a disposição para solucionar eventuais problemas e ajuda-lo.

Faça o pós-vendas periódicos e utilize as oportunidades registradas no sistema para lembrar sua equipe. Utilize o banco de dados dos clientes para ações de fidelização, como mandar um presente no aniversário do cliente, fazer alguma promoção em datas comemorativas, por exemplo.

 

Sabendo tudo isso, pronto para dar o primeiro passo?

Comece mapeando os processos de sua empresa, definindo ou comunicando seus objetivos aos colaboradores ou treinando e capacitando sua equipe. Reforce seus objetivos estratégicos e veja o processo de fidelização de clientes realmente acontecer!

 

AINDA COM DÚVIDAS? FALE CONOSCO