4 Fatos sobre Planejamento Estratégico para PME

Marcio Sanson
20/06/2018
É muito complicado para a PME o Planejamento Estratégico, por isso, compartilho com vocês 4 Fatos sobre esse assunto que vão ajudar.

 

Quem conhece a UNO, sabe que esse ano investimos pesado em Planejamento Estratégico. Contratamos uma responsável pelo Planejamento e acompanhamento das áreas, colocamos a responsabilidade na mão dos gestores (táticos) para que as metas estratégicas da empresa sejam cumpridas e tiramos do papel o projeto de Meritocracia.

Me ocorreu que é muito complicado para a PME esse nível de maturidade em Planejamento Estratégico, por isso, compartilho com vocês 4 Fatos sobre o assunto que constatamos após 1 ano de muito trabalho e dedicação.

Levarei em conta que pelo menos sua empresa já pensou em um Plano de Negócio Estratégico e que atualize periodicamente.

 

1. Não esconda qual é o Planejamento Estratégico da sua empresa.

Esse deveria ser um fato mais fácil para a PME, mas muitos empresários tem medo de divulgar até mesmo para sua equipe interna quais são os objetivos e metas atualizados.

Veja que são as pessoas que trabalham com você que vão ajudar a cumprir as metas planejadas. Sugerimos reunir toda a empresa anualmente e fazer uma apresentação de como foi o último ano, o que mudou e o que espera nos próximos meses.

 

2. Responsabilize os fracassos e ganhos da empresa.

Nada adianta você fazer um lindo Planejamento Estratégico, se não divulga-lo e responsabilizar as pessoas da empresa pelas metas da empresa, departamento e individuais.

Novamente, é importante as pessoas saberem qual é o papel delas dentro da organização e sentir que se não fizer a parte dela todos perdem.

 

3. Conquiste o engajamento todos os colaboradores.

Aqui não digo somente compartilhar os resultados financeiros, falo também de adotar hábitos que possam aprimorar as competências dos colaboradores, incentive e exija que o que está no Planejamento Estratégico do começo do ano seja adotado, executado e cumprido. Se necessário, capacite a equipe.

 

4. Crie Placares que mostram a evolução das metas e colaboradores.

As pessoas precisam saber como andam o desempenho delas, da equipe e da empresa. Não precisam que toda hora você fale, mas mostre constantemente em um placar para todos da equipe o quanto da meta foi cumprida e o que falta para cumprir com números diários, mensais e anuais.

Deixe exposto quem são os responsáveis. Isso ajuda também o colaborador fazer uma auto avaliação se merece ou não um bônus ou aumento e ajuda a ele avaliar se realmente está cumprindo seu papel ou até mesmo superando as expectativas da empresa sobre os serviços prestados por ele.

 

Placar

Na UNO adotamos alguns Placares, que também já são utilizados por clientes. Conheça alguns post anteriores que falam de alguns desses Placares:

Espero ter ajudado a racionalizar mais sobre o assunto para o Planejamento Estratégico da sua empresa para o próximo ano. Sucesso!

AINDA COM DÚVIDAS? FALE CONOSCO