4 passos para utilizar o Sistema CRM UNO

Explicamos de forma prática como utilizar o Sistema CRM no UNO ERP, para vender melhor e e gerir melhor suas vendas.
 

Encontrar os dados corretos dos clientes é uma das dificuldades mais comuns com que nos deparamos no processo de implantação do CRM. Neste post, vamos explicar, de forma prática, como utilizar o Sistema CRM no UNO ERP, que é uma das ferramentas que nos ajuda muito a vender melhor e certamente ajudará você também.

O UNO ERP permite que você conheça seus clientes para que possa criar formas mais inteligentes de se relacionar com eles.

Com o recurso CRM on-line, é possível analisar:

  • Quantos clientes e oportunidades cada vendedor possui em carteira;
  • Estágio do Funil da Venda de cada oportunidade;
  • Informações da família comercial;
  • Data do próximo último contato;
  • Valores estimados da venda (Forecast);
  • Dados e Informações dos clientes;
  • Segmentação;
  • Qualificação.

As informações de compras do seu cliente, incluindo o comportamento de compras, em que família comercial ou grupo de produto está mais propenso a comprar, e as informações sobre localização podem ajudá-lo a identificar quais ações de marketing e vendas estão trazendo mais resultados ou focar em promoções para um determinado produto.

Agora, vamos usar o CRM para encontrar os suspects, prospects e clientes com as características desejadas para serem trabalhadas pelas equipes de marketing e vendas.

1. Qualificar os Cadastros de Clientes

Para iniciar seu Sistema CRM, é necessário cadastrar os potenciais clientes (leads/suspects), os que estão em prospecção (prospects) e os que já compraram ou ainda compram (clientes ativos/inativos/bloqueados).

Ao cadastrar os clientes de sua empresa, você terá construído uma base de dados mais qualificada de acordo com seu negócio.

Exemplo:

O cliente perfeito (PCI) é uma indústria com revendas e possui 20 colaboradores. Sei que o faturamento do meu PCI gira em torno de 500 mil a 2 milhões de reais. Essas informações foram sendo inseridas conforme o relacionamento foi evoluindo com a equipe de atendimento ao cliente, marketing, financeiro e vendas.

2. Segmente seu público

Vamos supor que uma empresa de brindes deseja fazer vender para indústrias localizadas no mesmo Estado (UF), pois sabe que que há a probabilidade de serem pedidos grandes e que terão facilidade de entrega.

Para que esse empresa possa fazer uma campanha de marketing e vendas, precisa fazer um filtro destes clientes dentro de sua base. Para isso, será necessário gerar um relatório aplicando os filtros. Um exemplo seguindo os passos:

  1. Acesse o UNO ERP.
  2. Módulo Atendimento, selecione Relatórios e acesse o FUP – Clientes.
  3. Coloque na data de cadastro inicial mais ou menos quando implantou o ERP e a data final um ano um pouco distante.
  4. Selecione a situação do cliente. Neste caso, queremos todos.
  5. Escolha qual o Estado e em Qualificação o campo indústria.
  6. Clique no Botão Buscar e veja a relação.
  7. É possível imprimir e fazer mala direta ou exportar a listagem para o Excel

3. Entenda seu público

Dentro do seu segmento, é importante conhecer quais são as características específicas desse grupo. Algumas perguntas que podem ajudar a encontrar certas características:

  • Quais são os cargos que quero atingir?
  • Existe alguma restrição?
  • Qual a faixa de idade?
  • Qual sua formação acadêmica? … Tudo dependerá do que você vende e para quem vende, ok?!

Exemplo:

Para gerarmos Leads de qualidade, sendo a UNO uma empresa B2B, queremos atingir pessoas com cargo de gestão, diretoria, ou seja, pessoas com poder de decisão.

 

Na prática

Utilizamos muito o campo cargo e com dados de contato do lead, data de aniversário, observações pessoais do contato e o destacamos com a cor azul. É possível colocar uma foto dele também…

Desta forma, quando seu consultor de vendas for ligar para o cliente saberá com quem está falando.

Dependendo do tipo de relacionamento já pode falar sobre futebol e família antes de entrar no business. Isso quebra aquela barreira inicial do contato e da ligação pura de venda, criando rapport com o cliente.

 

4. Foque os esforços em resultados

Para focar os esforços da equipe de vendas em oportunidades com maior potencial de compras, siga estes passos:

  1. Acesse o UNO ERP.
  2. Módulo Atendimento, selecione CRM.
  3. Escolha o estágio do funil deseja analisar na tela exibida. Você poderá escolher entre todas as fases ou selecionar uma específica de fundo de funil ou pelo valor.
  4. Caso tenha várias oportunidades para a seleção, selecione a oportunidade que deseja usar na lista suspensa, na parte superior da página.
  5. Use os filtros no lado direito para visualizar o ranking dos clientes com os pedidos mais altos em valores.

Essas são 4 maneiras simples e rápidas de usar o Sistema CRM, que é uma ferramenta muito poderosa que nos ajuda a entender melhor nossa base, importando nossos dados e analisando.

Por isso, explore o CRM do UNO ERP, descubra os interesses e características mais relevantes dos seus clientes e crie públicos qualificados para suas campanhas de marketing e vendas.

Boas Vendas!