18/10/2016
15:10 hrs
Encontrar os dados corretos dos clientes é uma das dificuldades mais comuns com que nos deparamos no processo de implantação do CRM.
Neste post, vamos explicar, de forma prática, como utilizar o Sistema CRM no UNO ERP, que é uma das ferramentas que nos ajuda muito a vender melhor e certamente ajudará você também.
O UNO ERP permite que você conheça seus clientes para que possa criar formas inteligentes de se relacionar com eles.
Com o recurso CRM on-line, é possível analisar:
As informações de compras do seu cliente, incluindo o comportamento de compras, em que família comercial ou grupo de produto está mais propenso a comprar, e as informações sobre localização podem ajudá-lo a identificar quais ações de marketing e vendas estão trazendo mais resultados ou focar em promoções para um determinado produto.
Agora, vamos usar o CRM para encontrar os suspects, prospects e clientes com as características desejadas para serem trabalhadas pelas equipes de marketing e vendas.
Para iniciar seu Sistema CRM, é necessário cadastrar os potenciais clientes (leads/suspects), os que estão em prospecção (prospects) e os que já compraram ou ainda compram (clientes ativos/inativos/bloqueados).
Ao cadastrar os clientes de sua empresa, você terá construído uma base de dados mais qualificada de acordo com seu negócio.
Exemplo:
O cliente perfeito é uma indústria com revendas com 20 colaboradores. Sei que o faturamento deles gira em torno de 500 mil a 2 milhões de reais. Essas informações foram sendo inseridas conforme o relacionamento foi desenrolando pela equipe de atendimento ao cliente, marketing, financeiro e vendas.
Vamos supor que sou uma empresa de brindes e estou querendo fazer uma venda para indústrias localizadas no mesmo Estado (UF) de minha empresa, pois sei que serão pedidos grandes e que terei facilidade de entrega.
Para que eu possa fazer uma campanha de marketing e vendas, preciso fazer um filtro destes clientes dentro de minha base. Para isso, será necessário gerar um relatório com aplicando os filtros. Um exemplo seguindo os passos:
Dentro do seu segmento, é importante conhecer quais são as características específicas desse grupo. Algumas perguntas que podem ajudar a encontrar certas características:
Exemplo:
Para gerarmos Leads de qualidade, sendo a UNO uma empresa B2B, queremos atingir pessoas com cargo de gestão, diretoria, ou seja, pessoas com poder de decisão.
Utilizamos muito o campo cargo e com dados de contato do lead, data de aniversário, observações pessoais do contato e o destacamos com a cor azul. É possível colocar uma foto dele também…
Desta forma, quando seu vendedor for ligar para o cliente ele saberá com quem está falando.
Dependendo do tipo de relacionamento já pode falar sobre futebol e família antes de entrar no business. Quebra aquela barreira inicial do contato e da ligação pura de venda.
Para focar os esforços da equipe de vendas em oportunidades com maior potencial de compras, siga estes passos:
Essas são 4 maneiras simples e rápidas de usar o Sistema CRM, que é uma ferramenta muito poderosa que nos ajuda a entender melhor nossa base, importando nossos dados e analisando.
Por isso, explore o CRM do UNO ERP, descubra os interesses e características mais relevantes dos seus clientes e crie públicos qualificados para suas campanhas de marketing e vendas.
Boas Vendas!