Veja neste post 5 dicas, cuidados e precauções para garantir um bom relacionamento no trabalho e não comprometer sua imagem profissional.
É muito importante manter um bom relacionamento no trabalho. Para isso, é essencial que alguns cuidados e precauções sejam tomadas para evitar a conhecida saia justa. Primeiramente, é preciso ter em mente que você está em constante avaliação e qualquer deslize pode acabar comprometendo sua imagem perante seu chefe e, também, juntos a seus colegas de trabalho.
Abaixo, alguns cuidados importantes:
1)Relacionamento de amizade fora do ambiente de trabalho.
É preciso cuidado para não adotar a postura de “reclamão” e “fofoqueiro”. Cuidado para não falar mal do trabalho e das pessoas, quando estiver com algum colega de trabalho fora da empresa. Lembre-se que esta pessoa trabalha contigo e que seus comentários poderão gerar conflitos se forem levados para dentro da empresa.
2) Almoços, eventos e happy hour com seu chefe e demais colegas.
Se isso faz parte da rotina de sua empresa, não tente manter a mesma intimidade quando estiverem no ambiente de trabalho: o que pode ter sido engraçado numa ocasião informal, pode ser extremamente inconveniente no trabalho.
3) Cuidado para não se sobrecarregar de problemas
Querer resolver ao mesmo tempo problemas de ordem pessoal e profissional não é muito recomendado. É preciso avaliar o momento, o tempo necessário e os recursos para esta solução.
4) Tente não levar trabalho para casa
Na medida do possível, não leve “trabalho” para casa e nem de casa para o trabalho (problemas). Procure lidar com cada situação em seu contexto inicial e no seu tempo.
5) Caso aconteça algum evento que o aflija, ou se estiver passando por uma situação difícil, deixe seu líder a par disso.
Essa postura é muito comum hoje nas empresas, pois mesmo que seu chefe não possa ajudá-lo no momento com uma solução, ele poderá apoiá-lo em alguma decisão importante e te dar uma retaguarda durante o tempo em que precisará para solucionar o problema.