11/08/2015
11:27 hrs
É muito importante manter um bom relacionamento no trabalho. Para isso, é essencial que alguns cuidados e precauções sejam tomadas para evitar a conhecida saia justa. Primeiramente, é preciso ter em mente que você está em constante avaliação e qualquer deslize pode acabar comprometendo sua imagem perante seu chefe e, também, juntos a seus colegas de trabalho.
Abaixo, alguns cuidados importantes:
É preciso cuidado para não adotar a postura de “reclamão” e “fofoqueiro”. Cuidado para não falar mal do trabalho e das pessoas, quando estiver com algum colega de trabalho fora da empresa. Lembre-se que esta pessoa trabalha contigo e que seus comentários poderão gerar conflitos se forem levados para dentro da empresa.
Se isso faz parte da rotina de sua empresa, não tente manter a mesma intimidade quando estiverem no ambiente de trabalho: o que pode ter sido engraçado numa ocasião informal, pode ser extremamente inconveniente no trabalho.
Querer resolver ao mesmo tempo problemas de ordem pessoal e profissional não é muito recomendado. É preciso avaliar o momento, o tempo necessário e os recursos para esta solução.
Na medida do possível, não leve “trabalho” para casa e nem de casa para o trabalho (problemas). Procure lidar com cada situação em seu contexto inicial e no seu tempo.
Essa postura é muito comum hoje nas empresas, pois mesmo que seu chefe não possa ajudá-lo no momento com uma solução, ele poderá apoiá-lo em alguma decisão importante e te dar uma retaguarda durante o tempo em que precisará para solucionar o problema.