5 Motivos para ter um Sistema de Compras Online

Marcio Sanson
25/06/2018
Investir em um Sistema de Compras Online vai ajuda-lo a passar pela crise ainda mais fortalecido. Por isso, reunimos 5 motivos para você repensar sobre seu software de gestão.

 

A sensação é que vão jogar um sapato em você, quando fala em investir em Sistema em tempos de crise. Penso que se você ainda não utiliza um Sistema de Gestão para ajudá-lo, me desculpe a sinceridade, mas você merece estar na crise!

Ficar esperando a crise política e financeira passar não vai ajudar sua empresa, quem pode ajudar a sua empresa é você mesmo. E porque não começar com o aporte de algo que trará a ajuda necessária para economizar com redução de custos com compras?

Dito isso, trago 5 motivos para ter um Sistema de Compras Online em sua empresa:

 

#1 Processos de Compras Automatizados

Primeiro vale lembrar que sistema é a automatização de processos repetitivos, sendo assim, sua empresa precisa criar um processo de compras bem definido para usar um Sistema de Compras Online.

Muitas vezes, na PME o Sistema de Compras Online vem para auxiliar na definição deste processo, visto a falta de conhecimento em gestão por parte dos empresários e seus colaboradores.

 

#2 Organização

Este é um ponto muito importante! Para explorar o potencial da área de Compras ter um workflow definido é de extrema importância, pois você terá como acompanhar desde o momento em que a mercadoria sai da expedição até chegar no cliente. Tanto sua empresa, seu fornecedor, quanto o cliente se beneficiam dessa organização, que permite ter todos os registros de históricos armazenados.

 

#3 Redução de Custos

A PME ainda tem dificuldade em saber o momento de compra. Isso é resolvido com planejamento de compras, pois quando organizados e bem planejados proporcionam redução significativa nos gastos, facilitando a identificação de todas as aquisições e gargalos com compras erradas ou desnecessárias. Além disso, indica se seus comprador faz más escolhas de fornecedores e possibilita a redução do quadro da equipe, pois gastaram menos tempo com processos e falta de organização

 

#4 Desenvolvimento de bons fornecedores

Um eProcurement facilita a comunicação com fornecedores, agiliza os pedidos, auxilia os compradores na escolha por fornecedores com os melhores prazos e preços para não gerar problemas futuros, como uma ruptura no fornecimento ou prejuízos econômicos. Além disso, ajuda a buscar históricos de compras, ticket médio e cruzar dados para entender o comportamento de compra e sinalizar seus fornecedores para garantir melhor negociação.

 

#5 Aumento de vendas

Como tudo fica no banco de dados, inclusive os contratos recorrentes, mais informações você terá para analisar os hábitos de compras, planejar suas vendas, checar sazonalidades, tempo de estoque de cada produto, e com isso, ter informações para que sua equipe de vendas consiga atender às necessidades dos seus clientes.

O ideal é que o Sistema de Compras Online faça parte de um ERP para unificar as áreas e criar um processos completo, que segue as melhores práticas e que proporcione todos esses benefícios.

AINDA COM DÚVIDAS? FALE CONOSCO