5 Problemas que apenas o ERP resolve

Os sistemas ERP são famosos por facilitarem a vida dos empreendedores e que de forma intuitiva e fácil, auxiliam na gestão de empresas. Há, no entanto, algumas pessoas que ainda acreditam que é possível gerenciar uma empresa sem um sistema ERP.
É por isso que neste texto vamos explicar o valor do sistema ERP através de 5 problemas básicos que apenas esse tipo de sistema consegue resolver.

5 Problemas que apenas o ERP resolve

Tempo perdido com cobranças e fechamentos mensais

Emitir uma nota fiscal não é um trabalho tão difícil. O problema realmente começa quando as demandas aumentam, e a necessidade de agilidade na emissão das notas se torna um trabalho complicado.

Associar cada nota fiscal a cada pedido ou contrato acaba sendo um trabalho demorado e ocupando tempo desnecessário de um colaborador.

Com um sistema ERP, ele envia automaticamente boletos bancários a partir da nota fiscal gerada. Isso significa que você pode dar adeus aos infinitos emails de cobrança, e as confusões com boletos. A agilidade na cobrança é a chave para diminuir a inadimplência.

Falta de controle no caixa

A falta de um acompanhamento sistemático de caixa pode te levar a ter sérios problemas bancários. Com o ERP, o controle de fluxo de caixa é realizado em real time. É também um meio de antecipar e projetar ações para evitar prejuízos.

Contratos ou pedidos desorganizados

O ERP conta com módulos de controle para garantir que você tenha um alto nível de organização dentro da sua empresa. Isso conta para documentos também, agilizando ações de cobrança ou arquivação de contratos. Outro lado extremamente positivo é que se você, por algum motivo, perder os dados do computador, não perderá nenhum dado armazenado nestes módulos.

Dificuldade em mensurar performance

Sempre fica em dúvida sobre qual produto teve a maior rentabilidade ou qual época do mês foi a de maior sucesso? Com os sistemas ERP é possível fazer uma análise completa da empresa em poucos passos, lhe dando informações valiosas que podem auxiliar no corte de gastos, no custo de cada área da empresa, e muito mais.

Falta de comunicação

A falta de comunicação entre uma área e outra da empresa pode realmente prejudicar toda uma estratégia. Por isso a falha de comunicação é sempre um ponto a ser superado em qualquer negócio.

Com um sistema ERP, as informações são compartilhadas em tempo real. Assim, todos os times conseguem ver o andamento do processo e conversar entre si sobre o que está ocorrendo, tendo a possibilidade de fazer uma estratégia.

Os sistemas ERP têm inúmeras vantagens e usos, visando sempre a otimização de tempo e a praticidade. Se você tem interesse ou dúvidas sobre a implementação ou funcionamento do ERP, fale com a gente! Temos um time pronto para te atender.