Como muitos empresários ainda não conseguem ver o benefício no E-commerce com ERP, trouxemos hoje 8 benefícios que ele pode trazer ao seu negócio.
Já trouxemos aqui no Blog 7 Dicas para Lucrar mais com Loja Virtual com ERP e muitos outros conteúdos sobre o tema. Acompanhe este post, pois vamos falar aqui sobre a importância do ERP para e-commerce.
Percebemos que muitos investidores e empresários investem pesado na plataforma on-line e ignoram dois fatores primordiais: marketing e gestão.
Quanto ao marketing, notamos que as empresas esquecem que precisam investir em publicidade, comunicação, estratégia de preços e distribuição… E quando colocam a Loja Virtual com ERP (ou sem) no ar, alegam que não tem dinheiro para essa parte de extrema importância. No fim, fracassam por esta razão.
Outro motivo é a falta de gestão. As empresas precisam perceber que mais importante que uma boa plataforma de loja virtual, é preciso um sistema de gestão robusto. Quando se trata de empresas que já possuem uma loja física, ter uma Loja Virtual com ERP é mais do que obrigatório.
Os 8 benefícios em se ter um ERP para e-commerce:
#1 Dados Unificados
Começamos com a agilidade nos cadastros e perda de tempo em digitar várias e várias vezes o mesmo dado. Com o a Loja Virtual com ERP você fará apenas uma vez o cadastro do produtos, preços e fotos.
#2 Histórico dos Clientes
Quem são seus clientes? Como criar estratégias de marketing utilizando um CRM? Quando você possui uma Loja Virtual com ERP a gestão dos clientes é feita com relatórios e históricos de relacionamentos, compras, segmentação, etc.
#3 Integração com os Correios
Esse não é qualquer ERP, mas o nosso por exemplo tem integração com o SIGEP dos Correios o que dá mais dinamismo nas entregas, pois o próprio pedido de venda já cria as etiquetas para a expedição/separação. Além disso, dá visibilidade ao seu cliente do status da entrega do produto.
#4 Formas de Pagamento
Permite várias formas de pagamento com gateways inteligentes, pois permite que seu cliente compre com cartão de crédito e boletos automáticos. Além disso, cria uma forma rápida e segura de pagamento com conciliação bancária e do cartão.
#5 Faturamento
Emissão de NF-e também são automatizadas para acelerar as entregas e evitar erros que podem lhe trazer multas e perdas de clientes.
#6 Gestão de Estoque no ERP para e-commerce
Controle de Estoque para que você não venda pela internet o que não tem e “suje” sua marca. Com a Loja Virtual com ERP é possível registrar vendas feitas tanto no e-commerce quanto em pontos de venda físicos e nos marketplaces.
#7 Gestão Financeira
Fluxo de Caixa com dados do contas a pagar e receber just in time. Desta forma, você fará uma gestão estratégica do seu negócio com projeções.
#8 Compras Inteligentes
Com relatórios que identificam as demandas de vendas e ajustar suas compras e estoque. Além disso, ao ter o histórico de negociação com o fornecedor, você terá mais base para negociação de melhores preços de compra por fidelidade e volume.
ERP para e-commerce: conclusão
Ao integrar um ERP com o e-commerce, você transforma a gestão do seu negócio online. Primeiro, você unifica dados e registra o histórico de clientes, o que facilita a criação de estratégias de marketing. Além disso, a integração com sistemas de entrega, como o SIGEP dos Correios, e a variedade de formas de pagamento aumentam a eficiência das operações. Você não só otimiza o processo de faturamento e gestão de estoque, mas também controla as finanças de forma mais precisa, o que possibilita compras inteligentes baseadas em demandas reais.
Portanto, ao investir em um sistema de gestão integrado, você supera os desafios comuns do e-commerce, garantindo eficiência operacional e melhorando o atendimento ao cliente. Assim, além de uma plataforma online sólida, a chave para o sucesso no e-commerce está em uma gestão eficaz e integrada por meio de um ERP. Portanto, considere implementar um ERP em sua loja virtual para aproveitar esses benefícios e alavancar o seu negócio.