8 dicas para reduzir a inadimplência

Como reduzir a inadimplência utilizando o UNO ERP? Conheça 8 medidas simples podem ser tomadas para reduzir a inadimplência.
 

Contar com um dinheiro que não entra, certamente traz inúmeros problemas para o seu negócio. Se você está em busca de soluções para reduzir a inadimplência, continue lendo nosso post!

 

1. Identifique a causa da inadimplência

Especialistas em cobrança explicam que a causa é divida em fatores externos e internos, sendo: Fatores Externos: o que você não tem controle. Exemplo: crise econômica e política do país… Fatores Internos: tudo o que sua empresa tem controle. Exemplo: falha ou ausência de análise de crédito, falta de dados para cobrança…  

2. Defina uma régua de cobrança

Especialistas em cobrança sugerem que determinar periodicidades e meios de lembrar o seu cliente sobre pagamentos próximos, avisar sobre atrasos, suspensões ou cancelamentos por inadimplência. Os principais meios de entrar em contato com o cliente são: e-mail, SMS, telefone e telegrama.

A régua de cobrança é uma das principais ferramentas de combate à inadimplência. No UNO ERP, é possível usar 3 meios de notificações: e-mail e SMS.

Por e-mail, no caso de boletos é possível enviar mensagens automáticas (todas customizáveis). A própria UNO Soluções utiliza. Veja nosso exemplo de emails automáticos programados, seguindo nossa régua de cobrança:

Também existe a possibilidade de enviar SMS pelo sistema. Note que o código 105 é um SMS.

Porém, tenha cuidado com o SMS. Como é algo mais agressivo, tenha certeza de que o celular cadastrado é do responsável pelos pagamentos.

Apenas lembre-se de criar uma régua de cobrança que trabalhe na prevenção de inadimplentes.  

3. Diferencie as fases de inadimplências por cores

Tenha um Sistema de Gestão que lhe mostre quem são os clientes inadimplentes, seja listando os pedidos atrasados ou com ícones na tela de atendimento do cliente.

O UNO ERP, por exemplo tem 2 ícones para chamar a atenção da equipe:

ico_placa3 : Indica que há títulos atrasados. Ao parar com a seta do mouse sobre os ícones, é possível visualizar o número de títulos atrasados. ico_placa: Indica que o cliente está com o limite de crédito vencido.  

4. Dê autonomia ao seu cliente

A regra aqui é facilitar o pagamento. Liberar uma Extranet ou área de acesso ao cliente para atualizações cadastrais e financeiras, como emissão de segunda via de boletos, é um recurso que dará mais autonomia ao seu cliente, sem dependência do seu time financeiro.

 

5. Análise relatórios

Tenha um painel com os dados globais de inadimplência e o de pequenos atrasos (cobranças vencidas até 5 dias): valor total acumulado, bem como o número de cobranças e clientes inadimplentes.

É possível fazer diversas ações através deste relatório, como efetuar um acordo, abrir uma ocorrência interna, enviar e-mail e SMS e gerar uma carta de cobrança.  

6. Utilize o telefone

Para cobranças de altos valores, muitas vezes fazer uma ligação é a melhor opção. Utilize o telefone para reforçar um e-mail já enviado anteriormente, mas analise se é a melhor solução para o seu negócio.

Lembre-se de registrar os contatos e o conversado nos históricos de ligações da tela de atendimento ao cliente.

7. Negocie e faça novos acordos

Terá casos em que não será possível receber o valor total rapidamente. Logo, é necessário realizar novas negociações de valores e acordos para receber o valor devido. Em alguns casos terá de dar concessões, como retirar juros e multas.

Haverá situações de alto conflito com o cliente que será necessário uma mediação e arbitragem para negociar pela sua empresa, que são realizadas por advogados especializados neste tipo de ação.

8. Faça Cobrança Extrajudicial

Realizar cobrança extrajudicial permitirá no período de 08 meses, mais ou menos, um resgate de mais de 80% do saldo devedor acumulado, passando para 98% em até 01 ano.

Para isso, terá de acionar um advogado especializado na área de cobrança, visando a garantia do resgate judicial, se necessário. Recomendamos a empresa Azul Cobranças.