Entenda a importância da movimentação do estoque para seu negócio, e como ter mais fluidez neste processo.
A movimentação de
estoque nada mais é do que o processo de entrada ou saída da quantidade de um determinado produto; referente a várias origens ou destinos, ou seja; é a movimentação de um ou mais item de um local para outro.
Um dos maiores percalços das empresas é a fazer esse processo de forma eficiente, e o primeiro passo é identificar o que você tem armazenado. Isso facilitará o controle de entradas e saídas para a sua gestão de.
Você pode utilizar o código de barras do próprio produto, caso ele seja revendido. Ou ainda, criar um código único para cada tipo de item.
Mas independente da sua escolha, é necessário possuir uma codificação simples para facilitar na hora de encontrar o item que se precisa.
Atualmente há no mercado centenas de softwares, que podem auxiliar a sua empresa a fazer de forma simples e ágil o seu controle de entradas e saídas.
Mas é muito importante se atentar ao qual deles é o mais adequado ao seu negócio. Atente-se se o software que deseja adquirir condiz com o tamanho da sua empresa e o seu de negócio.
LEIA TEMBÉM:
Sistema de Controle de Estoque: O que avaliar antes de comprar?
Como dominar a entrada e saída de estoque?
Como dito anteriormente o primeiro passo é fazer uma codificação dos itens de seu estoque. Essa codificação deve ficar simples e fácil mas ainda sim precisa conter todas as especificações necessárias.
Dito isso; vamos listar aqui alguns passo necessários para que o processo de entrada seja eficiente:
- Confira os itens recebidos;
- Registre a entrada deles;
- Realize a precificação;
- Faça a etiquetação;
- Organize no seu estoque (prateleiras, mesas ou mostruários).
Já no que se refere a saída dos itens, esses ocorreram quando ocorrer uma venda, uma devolução de compra ou em caso de perdas.
Assim como na entrada, faz-se importante na saída de itens o processo de registro, somente assim se terá o controle dos custos e das quantidades reais do seu estoque.
Qual a importância da gestão de estoque?
Apesar de parecer óbvio, que o estoque também é parte do investimento da empresa; muitas empresas não dão a devida atenção a ele.
Sendo o estoque parte do ativo de uma empresa; sua gestão deve ocorrer minuciosamente, evitando assim desperdícios ou desvios dos itens.
Vale lembrar que um
software de gestão torna essa prática mais eficiente, visto que o acesso dos relatórios estará concentrado em um mesmo ambiente. Fornecendo relatórios práticos e ágeis, além de maior controle dos itens, uma vez quer tudo ocorrerá dentro no mesmo Sistema.
Com os relatórios do sistema, o gestor terá informações estatísticas sobre seu estoque, podendo assim calcular o giro das mercadorias/materiais, auxiliando nas
requisições de compras, melhorando a aplicação do capital de giro da empresa.
Como funciona a Movimentação de Estoque do UNO ERP?
A Movimentação de Estoque no UNO ERP dá fluidez aos processos dos diversos departamentos da empresa de forma rápida, integrada e automatizada para não perder nunca o controle do estoque.
Lista a movimentação de entradas e saídas de produtos no estoque. São incluídas várias atividades no movimento de mercadorias, entre elas:
- Entrada de mercadorias
- Saída de mercadorias
- Transferência de estoque
- Registro de transferência
- Necessidade de transferência
- Ordem de transferência no depósito
Com possibilidade de visualizar a movimentação de estoque de terceiros. Veja como funciona:
Para entender mais como a UNO ERP pode auxiliar na gestão e crescimento do seu negócio, entre em
contato.