Novas versões são disponibilizadas constantemente. Por isso, confira alguns processos de qualidade e dicas para evitar incidentes na atualização.
Novas versões são disponibilizadas constantemente e isso é ótimo! Pois, elas trazem correções e melhorias.
Infelizmente, trazem também alguns problemas… Temos consciência que trabalhamos com sistemas críticos e nos empenhamos muito para manter as versões estáveis.
É uma missão complicada, pois lidamos com seres humanos que erram. Mas, posso garantir que NÃO existe má fé ou negligencia.
Sabendo disso, compartilho com vocês alguns de nossos processos de qualidade e algumas dicas para evitar novos incidentes:
Automação de Testes
Também conhecido como robô de testes, investimos muito em ferramentas que testam automaticamente o UNO ERP simulando a operação de um usuário.
Ou seja, garante que o que funcionava continua funcionando! Temos hoje em torno de 100 testes já configurados e esse número cresce a cada dia.
Como demora muito para rodar, o teste completo ocorre somente nas versões com final zero.
Bateria de Testes
Todos os novos desenvolvimentos passam no mínimo por 5 baterias de testes antes de entrar em uma versão de produção:
- Desenvolvedor
- Analista de Teste
- Homologação
- Cliente
- Robô de Testes
GARANTIR que uma versão esteja free bugs é muito difícil. Não é à toa que grandes empresas como Microsoft e Apple tenham tantas atualizações de segurança.
Acreditamos que com sua ajuda e parceria podemos diminuir muito o stress de novos incidentes, como:
- Procure fazer as atualizações de versão em períodos que a operação NÃO seja crítica.
Exemplo: fechamento de mês ou com grande volume de faturamento e pior, com transportadora na porta! - Cada atualização de versão é uma mudança e deve ser encarada como uma mini implantação.
É prudente consultar em Segurança->Atualização UNO ERP e verificar O QUE está sendo alterado. Novos parâmetros e permissões podem ter sidos implementados. - ERP não é antivírus. Não é necessário estar na última versão.
Fique atento aos nossos boletins. Atualize somente em casos que exista um benefício real ou uma atualização crítica (exemplo: nf-e) - Buscar atualizar primeiro em ambiente teste (Desenv).
O Gerente de Projeto da empresa deve fazer todos os testes críticos, e só depois de aprovar a nova versão, esta deve ir para o ambiente de produção.
Resumindo
Não recomendo atualizações diárias… ERP não é antivírus! O Sistema só deve ser atualizado em casos que realmente precise.
Além disso, a atualização hoje pode ser feita por você mesmo. O processo é AGENDAR pela tela do atualizador e a noite o sistema se atualiza.
Essas dicas e outras informação estão também no nosso post Dicas para Atualização do UNO ERP.
Se pudermos trabalhar juntos, vai deixar o relacionamento de nossos times mais harmônico e produtivo!
SEMPRE buscamos trabalhar com o menor tempo de resposta possível, ter ciência dos SLA contratado e dos procedimentos de suporte afim de agilizar seu atendimento é muito importante. Veja mais em Política de Suporte e Ocorrências e Planos SLA.
O UNO ERP está a cada dia ficando mais maduro e com mais funcionalidades! É um ciclo natural de melhoria continua para deixar o sistema melhor, simples e útil para você!