Veja como não entrar em pânico neste final de ano com 5 dicas para você aproveitar as datas comemorativas e Aumentar as Vendas.
Com o final de ano chegando cheio de feriados, muitos empresários entram em pânico. Calma! Neste post, iremos trazer 5 dicas para você aproveitar as datas comemorativas e Aumentar as Vendas. Nele, mostramos que não somente os varejistas podem utilizar a Páscoa, Dias das Mães ou o Natal para garantir o crescimento nas vendas.
#1 – Campanhas com Temas
Muitas vezes sua equipe de vendas fica sem “motivo” para falar com o cliente e acaba caindo no esquecimento, pois não se fez ser lembrado.
Use as datas comemorativas para ter uma mensagem e criar um canal de comunicação com seu cliente. Para a PME, uma forma barata é utilizar e-mails marketing, Whatsapp, SMS e até mesmo um telefone ou visita. Um exemplo, é presentear seus clientes com um ovo de páscoa ou uma colomba pascal.
#2 – Datas Comemorativas Individuais
Já pensou em levar um brinde temático para algum cliente estratégico? Isso ajuda a estabelecer o que chamamos na área de Rapport.
Ou seja, criar uma afinidade e simpática do vendedor com o cliente para Aumentar as Vendas. Por exemplo, para um cliente que acabou de ser papai, levar um presente ou dar uma ligação parabenizando-o pelo filho? Ou seja, mostrar que você tem interesse no indivíduo de verdade, não somente nos negócios.
#3 – Estações do Ano
Se seu produto sofre sazonalidade devido as estações climáticas, analise seu mix de produtos e serviços. Destaque eles com a mudança da estação.
Quando estiver em uma temperatura não favorável, elabore um campanha que mostre que você tem algo a oferecer durante todo o ano para Aumentar as Vendas. Não fique dependente do clima! Nem que isso custe, criar novos produtos ou serviços.
#4 – Aproveite as Datas Comemorativas do Calendário Estrangeiro
Já pensou em começar a fornecer para empresas Chinesas locadas no Brasil? Então, invista no Ano Novo Chinês e aposte em um estoque de produtos com as cores relativas à data.
Ótima chance de chamar atenção de clientes fora das grandes temporadas de vendas brasileiras e de estrangeiros são os calendários de datas comemorativas estrangeiros.
Outro exemplo, St. Patrick’s Day para os consumidores de bebidas. Se você é um distribuidor de bebidas Irlandesas, essa é uma ótima chance de aumentar suas vendas!
#5 – Semestre Letivo das Escolas
Outra data pouco explorada, mas cheia de oportunidades são os inícios de aulas. Se você tem algum negócios próximo à uma Universidade ou tem algo interessante para oferecer aos estudantes, aproveite a data para chamar atenção.
Que tal promover “Boas Vindas aos Calouros”? Você irá fidelizar, receberá recomendações e terá fluxo de clientes o ano todo garantido.