Explicamos de forma prática como utilizar o Sistema CRM no UNO ERP, para vender melhor e e gerir melhor suas vendas.
Encontrar os dados corretos dos clientes é uma das dificuldades mais comuns com que nos deparamos no processo de implantação do CRM. Neste post, vamos explicar, de forma prática, como utilizar o Sistema CRM no UNO ERP, que é uma das ferramentas que nos ajuda muito a vender melhor e certamente ajudará você também. Portanto, confira!
O UNO ERP permite que você conheça seus clientes para que possa criar formas mais inteligentes de se relacionar com eles.
Com o recurso CRM on-line, por exemplo, é possível analisar:
- Quantos clientes e oportunidades cada vendedor possui em carteira;
- Estágio do Funil da Venda de cada oportunidade;
- Informações da família comercial;
- Data do próximo último contato;
- Valores estimados da venda (Forecast);
- Dados e Informações dos clientes;
- Segmentação;
- Qualificação.
As informações de compras do seu cliente, incluindo o comportamento de compras, em que família comercial ou grupo de produto está mais propenso a comprar, além das informações sobre localização podem ajudá-lo a identificar quais ações de marketing e vendas estão trazendo mais resultados ou focar em promoções para um determinado produto.
Agora, vamos usar o CRM para encontrar os suspects, prospects e clientes com as características desejadas para serem trabalhadas pelas equipes de marketing e vendas.
1. Qualificar os Cadastros de Clientes
Para iniciar seu Sistema CRM, é necessário cadastrar os potenciais clientes (leads/suspects), os que estão em prospecção (prospects) e os que já compraram ou ainda compram (clientes ativos/inativos/bloqueados).
Nesse sentido, ao cadastrar os clientes de sua empresa, você terá construído uma base de dados mais qualificada de acordo com seu negócio.
Exemplo:
O cliente perfeito (PCI) é uma indústria com revendas e possui 20 colaboradores. Sei que o faturamento do meu PCI gira em torno de 500 mil a 2 milhões de reais. Essas informações foram sendo inseridas conforme o relacionamento foi evoluindo com a equipe de atendimento ao cliente, marketing, financeiro e vendas.
2. Segmente seu público
Vamos supor, por exemplo, que uma empresa de brindes deseja fazer vender para indústrias localizadas no mesmo Estado (UF), pois sabe que há a probabilidade de serem pedidos grandes e que terão facilidade de entrega.
Para que essa empresa possa fazer uma campanha de marketing e vendas, precisa fazer um filtro destes clientes dentro de sua base. Sendo assim, será necessário gerar um relatório aplicando os filtros. Veja um exemplo seguindo os passos a seguir:
- Acesse o UNO ERP.
- Módulo Atendimento, selecione Relatórios e acesse o FUP – Clientes.
- Coloque na data de cadastro inicial mais ou menos quando implantou o ERP e a data final um ano um pouco distante.
- Selecione a situação do cliente. Neste caso, queremos todos.
- Escolha qual o Estado e em Qualificação o campo indústria.
- Clique no Botão Buscar e veja a relação.
- É possível imprimir e fazer mala direta ou exportar a listagem para o Excel
3. Entenda seu público
Dentro do seu segmento, é importante conhecer quais são as características específicas desse grupo. Nesse sentido, algumas perguntas que podem ajudar a encontrar certas características:
- Quais são os cargos que quero atingir?
- Existe alguma restrição?
- Qual a faixa de idade?
- Qual sua formação acadêmica? … Tudo dependerá do que você vende e para quem vende, ok?!
Exemplo:
Para gerarmos Leads de qualidade, sendo a UNO uma empresa B2B, queremos atingir pessoas com cargo de gestão, diretoria, ou seja, pessoas com poder de decisão.
Na prática
Utilizamos muito o campo cargo e com dados de contato do lead, data de aniversário, observações pessoais do contato e o destacamos com a cor azul. É possível colocar uma foto dele também…
Desta forma, quando seu consultor de vendas for ligar para o cliente saberá com quem está falando.
Dependendo do tipo de relacionamento já pode falar sobre futebol e família antes de entrar no business. Isso quebra aquela barreira inicial do contato e da ligação pura de venda, criando rapport com o cliente.
4. Foque os esforços em resultados
Para focar os esforços da equipe de vendas em oportunidades com maior potencial de compras, siga estes passos:
- Acesse o UNO ERP.
- Módulo Atendimento, selecione CRM.
- Escolha o estágio do funil deseja analisar na tela exibida. Você poderá escolher entre todas as fases ou selecionar uma específica de fundo de funil ou pelo valor.
- Caso tenha várias oportunidades para a seleção, selecione a oportunidade que deseja usar na lista suspensa, na parte superior da página.
- Use os filtros no lado direito para visualizar o ranking dos clientes com os pedidos mais altos em valores.
Essas são 4 maneiras simples e rápidas de usar o Sistema CRM, que é uma ferramenta muito poderosa que nos ajuda a entender melhor nossa base, importando nossos dados e analisando.
Por isso, explore o CRM do UNO ERP, descubra os interesses e características mais relevantes dos seus clientes e crie públicos qualificados para suas campanhas de marketing e vendas.
Boas Vendas!