Aqui falaremos sobre como construir um Processo de Seleção de Talentos e perguntas estratégicas que você precisa se fazer antes de contratar.
Na última quarta-feira (27/05), falamos da Atração de Talentos, e o que é importante a ser considerado, para que sua Empresa seja desejada pelos “bons talentos disponíveis no mercado”.
Aqui falaremos sobre como construir um Processo de Seleção de Talentos, o qual vai além de um processo de contratação de “mão de obra”.
O que sua empresa procura?
Dificilmente se acha algo de valor, se não soubermos o que estamos procurando.
É muito importante saber antecipadamente: qual é o perfil adequado que deve ser contratado para a vaga a ser preenchida.
E então, usar ferramentas de “Assessment” que permitam uma radiografia do perfil do candidato e a verificação da compatibilidade dele com o cargo/função e também com a cultura organizacional da empresa.
É assim que iremos descobrir um “Talento Adequado” para a nossa Empresa.
O que sua empresa precisa?
A seleção de talentos deve também responder as estas perguntas associadas ao que sua Empresa precisa para evoluir os processos atuais, de forma a se fortalecer junto ao mercado:
- Que tipo de experiência ou conhecimento eu preciso adquirir através dos novos talentos a serem contratados?
- Quais são os atrativos em termos de desafios, que temos a oferecer e que podem ser úteis para o desenvolvimento destes talentos?
- Quanto estamos abertos para flexibilizar nosso modelo de negócio, para dar abertura para que novos talentos participem dos resultados do nosso negócio?
Finalmente, a decisão de uma contratação, deve também passar pela resposta a estas perguntas associadas a necessidade a ser atendida.
- Por que preciso contratar alguém?
- Para atender a que tipo de necessidade?
- Esta necessidade poder ser atendida por um processo estruturado e automatizado?
- Quanto o custo mensal a ser incrementado na folha de pagamento, e quanto custa o investimento para padronizar e automatizar um processo administrativo ou operacional ?
Dois Tês (2Ts)
A evolução de um negócio passa hoje por uma necessidade. A da empresa ser digital e não apenas fazer de forma digital seus processos tradicionais.
Fique atento! Para elevar sua empresa a um novo patamar, você precisa de integrar os “2Ts”: Tecnologia + Talentos.