O ano de 2021 foi marcado gravemente pela pandemia do Coronavírus, e isso transformou de uma maneira significativa a base dos clientes e do mercado de tecnologia mundial. A transformação digital gerou novas demandas de consumo, e já podemos prever algumas tendências para mercado no ano de 2022. Confira:
Consumidor Consciente
Com a pandemia e a crise econômica mundial, os consumidores estão escolhendo cada vez mais o que vão comprar, comparando preços e custo-benefício. O controle de gastos permite o aparecimento das pequenas empresas, que agora conseguem espaço em meio às grandes indústrias, já que o consumidor passa a querer experimentar, testar e até pagar um pouco mais caro por uma durabilidade maior.
Marketing de Influência
O Marketing de Influência consiste no poder da marca de estar dentre as tendências do consumidor consciente, ou seja, de estar na mira da confiança desse consumidor. A confiança, aqui, é a chave principal, pois, se o consumidor sentir confiança em seu produto, ele influenciará outras pessoas a comprarem, como por exemplo os grandes influencers fazem diariamente no Instagram.
Essa é uma técnica que funciona porque todos nós somos instruídos a comprar de pessoas das quais confiamos, e por isso somos levados por opiniões alheias. É por isso que grandes marcas apostam nos influenciadores, pois eles se tornaram um modo confiável de venda, mais confiável do que a tradicional propaganda.
Multicanalidade
Garantir a presença da sua marca em diversos canais não é mais um luxo, e sim uma prioridade. Sem esse tipo de cuidado, é muito provável que seus produtos não tenham a visualização que você espera, e principalmente durante esses anos da pandemia vimos o quão importante são as redes sociais e suas ferramentas para a visibilidade e entrega de impressões. Isso trouxe também a escolha rápida, um click de distância, de onde o consumidor fará a sua compra. Portanto foi uma mudança que trouxe um impacto sério de como as relações de compra-venda mudaram.
Varejo data-driven
Assim como o consumidor, o varejista também experimentou mudanças em seu caminho de compra. O varejista agora está se baseando muito mais em dados e análises feitas por sistemas do que por feeling ou achismos, o que leva à tomadas de decisões muito mais assertivas para o negócio.
Com esses dados, é possível traçar um perfil básico do tipo de consumidor do seu varejo ou empresa em geral, sendo assim capaz de oferecer uma experiência personalizada, fidelizar o cliente e impulsionar vendas, tudo isso a partir de uma análise focada de dados.