Uma empresa que não tenha que lidar com a inadimplência é o sonho de qualquer empreendedor. Essa é uma realidade que, não importa o tamanho ou o nível do negócio, todos os empresários precisam lidar. Mas não significa que isso precisa ser uma dor de cabeça para você.
Como ter menos inadimplentes na sua empresa?
Não há uma equação mágica para que a situação muda de um dia para o outro, mas é possível tomar algumas medidas para que os números de clientes que estejam na lista negativa da empresa. Confira:
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Verifique o histórico de pagamento
Se você tiver um histórico de pagamentos desse cliente, isso ajuda na hora de negociar. Se for um cliente que nunca deveu antes, tem um score bom e um histórico positivo, é extremamente provável que a negociação ocorra sem problemas.
Agora, se o cliente for completamente o contrário do perfil que citamos antes, é importante que você faça uma negociação que vá de acordo para evitar a inadimplência.
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Diversifique o pagamento
É interessante que você tenha algumas opções de pagamento. Isso facilita para que, na hora que o cliente faz a negociação, ele consiga manter os pagamentos em dia. É uma forma de amenizar a situação, além de ajudar ambos os lados.
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Notifique o cliente
Enviar notificações, eletrônicas ou físicas, de que o pagamento está atrasado, ou vai vencer, é uma das melhores formas de, inclusive, se proteger de um possível processo judicial. Você pode provar, assim, que avisou com antecedência sobre a data de vencimento e tentou uma abordagem amigável.
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Dê descontos para aqueles que pagam em dia!
Incentive os pagamentos em dia com descontos nas taxas, nas tarifas e isenções fiscais, o que você puder oferecer. Isso fará com que os seus clientes façam o possível para pagar em dia.
O ERP e a inadimplência
Como já falamos anteriormente, sua empresa precisa de um controle preciso sobre os clientes que estão inadimplentes, estão devendo, que vão vencer os acordos em breve, que precisam ser notificados e mais.
Por isso, você necessita de um sistema que consiga armazenar todos esses dados de forma organizada e otimizada. É neste ponto que o ERP entra, fazendo toda esta organização para você, avisando sobre a situação de todos os clientes, enviando notificações à eles quando o vencimento do pagamento está chegando, etc.
Ficou com alguma dúvida? Quer saber mais sobre a UNO ERP? Nosso time está pronto para atender você!