Planejar e executar o gerenciamento financeiro do seu negócio pode ser uma grande dor de cabeça. Mas não precisa se desesperar, existe uma solução simples e que vai te ajudar em cada passo da organização de recursos da sua empresa: o ERP financeiro.
O que é um ERP financeiro?
O ERP financeiro é uma ferramenta de gestão que ajuda e otimiza a administração de recursos da sua empresa, auxiliando na automação de fluxos de trabalho e na centralização de dados e funções.
O software é responsável pelas entradas relacionadas a contas, ajudando você a entender como o dinheiro entra e como é utilizado. Ele também auxilia gerenciando vendas, comissões, estoque, entre outros.
O sistema engloba um banco de dados rigoroso que vai organizar os dados financeiros do seu negócio. Normalmente, a plataforma é on-line e armazena as informações na nuvem, e pode realizar operações além da financeira, como logística, recursos humanos, manufatura e mais.
Sua função principal é ajudar a administrar seu negócio e torná-lo mais ágil, já que você consegue acompanhar toda a movimentação financeira em tempo real.
Principais benefícios e funcionalidades
- Organização do fluxo de caixa
- Controle de pagamentos e recebimentos
- Geração de relatórios
- Cadastro de clientes e fornecedores
- Dados e informações na nuvem, sempre à disposição
- Informações criptografadas e seguras
- Histórico de atividades
- Gestão facilitada
Vantagens do ERP financeiro
Garantir mais assertividade e clareza nas informações, não só do setor financeiro, mas como de outras áreas do seu negócio, é a principal vantagem do ERP financeiro.
Sendo assim, o grande ganho no uso do sistema vem da confiança nas suas informações, já que o software gera registros automáticos das vendas, o que garante um controle maior do movimento de caixa.
O grande diferencial é a capacidade de integração dos processos, desde a realização de um pedido até sua entrega ao consumidor final, isso envolve as áreas de produção, vendas, logística, estoque e financeiro, tornando o uso do sistema uma grande vantagem.
Com a integração dos setores, a comunicação dentro da empresa sofre uma grande melhora, o que facilita na distribuição das informações em todas as áreas da empresa.
A capacidade de criar processos automatizados no sistema também eleva a eficiência da parte operacional do seu negócio e cria uma padronização na rotina das atividades.
Quem pode utilizar um ERP financeiro?
Se você pensou que essa tecnologia é uma ferramenta de difícil acesso, exclusiva para grandes empresas, você se enganou.
Os sistemas ERP foram utilizados pela primeira vez na década de 90, e desde então, com os avanços tecnológicos, o sistema se tornou uma ferramenta amplamente utilizada por empresas de todo o mundo, de diferentes portes e dos mais diversos setores.
É uma ferramenta imprescindível nos dias de hoje tanto para empresas de grande porte, com processos complexos e diversos setores, como para pequenas e médias empresas que querem otimizar seus processos e centralizar informações e operações em um único sistema.
Sejam grandes ou pequenas, é difícil manter o crescimento saudável de uma empresa se os sistemas não forem capazes de se comunicar e de trazer insights relevantes para os gestores.
Como escolher um bom ERP financeiro
Existem diversos modelos de ERP financeiro hoje no mercado, para todos os bolsos e demandas.
O ideal é sempre levar em consideração as necessidades do seu negócio e traçar quais objetivos você deseja alcançar. Desenvolver metas claras é um dos primeiros passos que as empresas devem tomar ao considerar a implementação do ERP.
Também considere alguns pontos como, a complexidade da implementação, a empresa por trás do sistema, opiniões de usuários e, é claro, o valor que será agregado aos seus processos internos.
Mesmo com tantas opções no mercado, achar um bom ERP, fácil de usar, personalizável, com um bom suporte e que supra suas reais necessidades, pode não ser uma tarefa tão fácil.
Por isso, antes de tomar qualquer decisão, conheça o sistema do UNO ERP, ideal para empresas diferenciadas que precisam de personalização.