Proposta Comercial: vantagens de usar um sistema

Uma boa proposta comercial pode ser a sua maior aliada na hora de mostrar seu produto ou serviço ao mundo.

Para criar propostas comerciais atraentes e fazer a diferença em uma negociação, é necessário se atentar a alguns pontos e fornecer as informações certas para conseguir fazer a diferença, se destacar e garantir aquela venda que você tanto deseja.

 

O que é Proposta Comercial

Primeiramente, é importante compreender o que é e para que serve uma proposta comercial.

Uma proposta comercial é um documento que apresenta ao cliente informações detalhadas sobre os seus produtos ou serviços. É por meio dela que o interessado terá acesso a todas as informações sobre aquilo que pretende adquirir, como a apresentação dos mesmos, os seus objetivos, benefícios, valores, taxas de fretes, condições de pagamento e tudo mais que for relevante para a contratação.

Empresas de todos os segmentos e tamanhos podem utilizar as propostas comerciais. Imagine, por exemplo, um prestador de serviço, como um marceneiro. Cada cliente possui demandas únicas como tamanhos, tipos de materiais e complexidades diferentes. Portanto, é comum que os valores, tempo de produção e até as formas de pagamentos sofram alterações e sejam adaptadas a cada  trabalho.

Então, o principal objetivo de uma proposta comercial é convencer o cliente de que ele estará fechando um bom negócio, por um valor justo! É com isso em mente que você deve começar a planejar a sua.

 

Como Montar Uma Proposta Comercial

Como todo documento, é importante que a sua proposta seja uma apresentação com início, meio e fim, seguindo uma estrutura simples que depois poderá ser seguida como padrão para demais propostas.

 

Primeiras Informações

Na capa da sua proposta é interessante começar identificando o contratante e a contratada, ou seja, o nome da sua empresa e do potencial cliente, seja ele pessoa física ou jurídica, com as respectivas informações e logotipos sempre que possível.

 

Índice

Aqui será organizado e apresentado todos os assuntos que serão abordados na proposta, facilitando a localização dos diferentes pontos.

Quanto mais extensa for a proposta comercial, mais imprescindível é a apresentação de um índice.

 

Apresentação

Mesmo que o prospect (potencial cliente) já tenha sido apresentado aos produtos e serviços de sua empresa, é importante que a proposta apresente as particularidades, funcionalidades e benefícios do que está sendo oferecido.

Sempre que possível inclua informações personalizadas para seus clientes, para mostrar que o que você oferece é o que ele precisa.

Faça também uma apresentação inteligível, ou seja, sem usar muitos termos técnicos que comprometam o entendimento do cliente.

 

Escopo de Trabalho

No escopo será apresentado como funcionará a entrega e todas as informações relacionadas a execução do trabalho, como os profissionais e cargos envolvidos, a quantidade de horas dedicadas e a metodologia que a empresa utilizará para alcançar os objetivos.

 

Cronograma

É fundamental alinhar as expectativas do consumidor com o tempo que sua empresa leva para realizar o serviço ou produzir o produto. Inclua da forma mais detalhada possível o cronograma com todos os prazos necessários.

Se possível , inclua tabelas ou gráficos para demonstrar de forma clara cada etapa do processo.

 

Valores e Pagamentos

Normalmente é a parte mais procurada pelos clientes. Então, em vez de simplesmente incluir o valor final do produto ou serviço, detalhe o que está incluso, como carga horária, custo  por hora e despesas  sempre que possível.

Após apresentar os valores, inclua as condições de pagamento e a validade da sua proposta comercial.

 

Regras e Condições

Você também pode incluir, se necessário, normas e condições que sua empresa adota em seu método de trabalho, como multas, juros, cobranças adicionais, cancelamento, entre outros. 

 

Dicas e Boas Práticas

Mesmo que você tenha criado uma proposta perfeita para a sua empresa, ainda é importante se atentar a algumas práticas para ajudar ainda mais a aumentar os resultados de suas propostas comerciais.

 

Prazo de entrega da proposta

Suponhamos  que um cliente se interessou por um produto ou serviço que você oferece, e ficou combinado que seria enviado a ele uma proposta comercial até uma determinada data.

É importante que mesmo com a correria do dia a dia, que os prazos estipulados para as entregas das propostas sejam cumpridos. Isso demonstra comprometimento e evita que o potencial cliente fique com uma má impressão de sua empresa.

 

Utilize um CTA

O CTA (call to action), ou “chamada para ação” é uma ferramenta bastante utilizada em marketing onde convida o consumidor a realizar uma determinada ação.

Utilizar um CTA no final de uma proposta comercial pode ser o ponto final que o seu documento precisa para motivar o consumidor a tomar uma atitude, seja para entrar em contato com seus vendedores, fazer um cadastro ou até mesmo fechar o negócio.

 

Revisar

Essa dica poderia servir para a elaboração de qualquer documento, e a proposta comercial não é diferente.

Antes de enviar qualquer documento revise sempre todas as informações: valores; contatos; prazos; inclusive erros de digitação e português.

 

Acompanhamento (Follow Up)

Após enviar uma proposta para um prospect (potencial cliente), é muito importante que sua empresa realize o follow-up, que é um acompanhamento do processo de venda. Inclui entrar em contato para confirmar se recebeu a proposta, se possui dúvidas e manter contato até a aceitação ou rejeição da proposta.

Mas cuidado para não parecer inconveniente ou perturbar o cliente. Sempre que possível, tente combinar horários em que ele possa conversar e mantenha o contato pelo meio que o cliente se sentir mais confortável, telefone, e-mail ou WhatsApp .

 

Contratos Automatizados

Através de um sistema de gestão como o UNO ERP, é possível gerar propostas comerciais e contratos já preenchidos com os dados da venda e do seu cliente em poucos segundos. Com essa funcionalidade, as equipes de vendas ganham mais tempo nas prospecções e agilidade nos processos internos!

 

Benefícios dos Contratos Automatizados

 

Mais Agilidade

Com um sistema ERP, você consegue criar propostas comerciais de forma ágil e responder rapidamente às solicitações de seus clientes, sem dor de cabeça!

Padronização

Determine um padrão para diversos tipos de documentos a serem utilizados por seu time comercial ou jurídico.

Flexibilidade

Altere ou crie diferentes propostas para diversas necessidades e tenha todos os modelos conectados com a gestão de sua empresa.

 

Com a proposta concluída, o UNO ERP ainda permite que você salve seu documento em Word, caso precise ser alterada futuramente, ou direto em PDF para ser enviado ao cliente.

Quer saber mais sobre contratos automatizados e outras automações do UNO ERP? Entre em contato que nosso time está pronto para te atender!