O que é KPI
KPI é uma sigla do inglês que significa Key Performance Indicator, ou Indicadores-Chave de Performance. Os KPIs são uma ferramenta de gestão utilizada para analisar os resultados de uma ação ou conjunto de iniciativas, permitindo avaliar se os objetivos estão sendo efetivamente atendidos.
É exatamente esse acompanhamento dos indicadores que permite também, que as equipes de marketing possam mensurar a quantidade de acessos no site, se as campanhas estão desempenhando conforme o desejado, se o ROI está valendo a pena, e quais seriam as possíveis melhorias para cada ação.
Porém, os KPIs não se limitam apenas ao uso em estratégias de marketing, ajudam também os gestores a avaliar e aprimorar diversos processos internos. Para te ajudar a entender melhor as diferentes aplicações, vamos listar aqui alguns dos indicadores mais utilizados.
KPI – MMR (Receita Mensal Recorrente)
É um indicador que calcula a média dos diferentes valores, dos serviços ofertados por sua empresa, unificando toda sua receita recorrente em um valor mensal.
KPI – Taxa de Churn
Indica a porcentagem de clientes que cancelaram ou que desistem do serviço que sua empresa oferece.
KPI – CPL (Custo por Lead)
O CPL revela o custo para a aquisição de um Lead, ou seja, quanto uma campanha de marketing gastou para conquistar um consumidor interessado em seus produtos e serviços.
KPI – Taxas de conversão
A Taxa de Conversão nos mostra a relação entre a quantidade de pessoas impactadas por suas campanhas, com as que efetivamente realizaram uma ação, seja acessar o site da empresa, ou realizar uma compra, fazer um cadastro, entre outros.
KPI – Categorias de Indicadores de desempenho
Para organizar os diferentes indicadores, podemos separar em algumas categorias:
KPI – Indicadores Estratégicos
Os KPIs estratégicos são aqueles que fornecem informações diretamente relacionados com os objetivos definidos durante o planejamento. Possibilitando um comparativo entre o que era esperado com o cenário atual.
KPI – Indicadores de Produtividade
Possuem o objetivo de avaliar a eficiência e o rendimento dos processos e dos profissionais nas empresas. Ajudando a mensurar a quantidade de recursos empregada para produzir um determinado produto e/ou serviço.
KPI – Indicadores de Qualidade
São indicadores que avaliam justamente a qualidade dos produtos, serviços e processos. Auxilia, por exemplo, na avaliação dos índices de eficiência, efetividade e satisfação.
KPI – Diferença entre KPIs e métricas
Nem toda métrica é um indicador-chave de performance. Os KPIs, como vimos, são indicadores relevantes para a sua empresa e seus objetivos. Já a métrica é apenas algo a ser quantificado.
Quando uma métrica se torna um dado importante para as estratégias da sua empresa, ela se torna um KPI. Ou seja, para ser um indicador-chave de performance, a métrica precisa ser uma fonte de informação valiosa para que seu negócio possa tomar decisões embasadas e inteligentes.
O que não são KPIs
É importante mencionar que nem todas as informações que encontramos possuem a relevância e credibilidade necessárias para levarmos em consideração na hora de avaliarmos os objetivos e estratégias.
Um bom exemplo disso são as reações nas redes sociais, como curtidas, por exemplo. Apesar de poderem ser úteis para reconsiderar algumas ações nas redes sociais, as curtidas, sozinhas, não possuem relevância sobre como o consumidor realmente avalia o seu negócio.
Portanto, é importante que as métricas sejam, de preferência, cruzadas com outros dados para se ter certeza que as informações condizem com a realidade.
Como monitorar os KPIs
Os indicadores-chave de performance precisam ser acompanhados periodicamente a fim de avaliar se estão gerando os resultados esperados. Porém, a frequência desse acompanhamento vai depender de cada indicador, levando em consideração a sua importância e o ritmo com que ele sofre alterações.
Principais ferramentas
Existem inúmeras ferramentas disponíveis hoje no mercado, mas algumas delas são essenciais que você conheça.
Google Analytics
O Google Analytics é indispensável para todas as empresas que fazem negócios na internet. É uma das ferramentas mais completas para analisar KPIs digitais.
SEMRush
A Semrush é um software para gerenciar o marketing de conteúdo e a presença digital de empresas. É uma ferramenta que ajuda a posicionar sua marca no mercado, considerando a performance de seus concorrentes.
Datapine
Já o Datapine é uma plataforma “All in One” (tudo em um) que facilita o processo de análise, permitindo a integração de diferentes fontes de dados em um único lugar.
Scoro
O Scoro não é apenas uma ferramenta de análise de dados, mas também uma plataforma para a gestão do seu negócio como um todo. Ele permite acompanhar diversos processos e adicionar widgets (atalhos interativos) para rastreamento de KPIs, tudo isso com um dashboard totalmente customizável.
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