O picking é uma forma inovadora de otimizar a organização de produtos em estoque, especialmente em e-commerce e setores de distribuição e logística. Esse processo faz parte de um conjunto de soluções destinadas a melhorar significativamente a rotina logística e de transporte. Hoje, vamos explorar as vantagens do picking e como ele pode contribuir para a otimização logística do seu negócio.
Onde se utiliza?
O picking pode ser utilizado em diversos setores, mas é predominantemente aplicado para organizar o processo de coleta de mercadorias a serem enviadas aos compradores. Isso se aplica desde o setor de e-commerce até empresas que trabalham com logística. Embora seja uma atividade específica com algumas variáveis, o picking atende a várias áreas diferentes. Se um setor precisa de uma logística bem estruturada, é muito provável que utilize métodos derivados.
O que é picking?
Conhecido, em termos mais simples, como estratégia de separação, o picking organiza os produtos desde o estoque até o envio. Ele define como os espaços de armazenamento são organizados, visando um acesso otimizado que melhora a entrega do produto. No entanto, não confunda o picking com packing, que é o processo de embalagem, anexação de nota fiscal e envio do produto, ou seja, a parte final do processo.
Cada vez mais, as empresas implementam grandes centros de distribuição com estoques de fácil acesso e em regiões estratégicas para garantir que os pedidos cheguem ao destinatário da forma mais rápida possível, podendo até chegar no mesmo dia.
O picking organiza esses centros. Para facilitar o entendimento, imagine que você está em casa e precisa encontrar uma camisa de uma cor específica, mas não sabe onde está. Quanto tempo você gastaria procurando essa peça? Em um centro de distribuição, o processo é semelhante. No entanto, o picking armazena os produtos segundo padrões específicos, permitindo um acesso otimizado quando necessário.
Por que implementar?
O picking se destaca como um importante aliado na otimização de rotinas, oferecendo uma série de vantagens. Além de utilizar a tecnologia a nosso favor, a significativa redução de erros humanos justifica o tempo investido na sua organização. É evidente que o picking não se realiza sozinho; é essencial contar com um encarregado para supervisionar a tarefa.
Para ilustrar as vantagens, pense nas vezes em que você organiza o guarda-roupa e coloca cada item em seu lugar. Quando precisa encontrar uma peça específica, sabe exatamente onde está. Ele funciona da mesma maneira, mas com a diferença de que tudo é registrado em um sistema. Assim, uma simples pesquisa fornece ao colaborador um mapa para localizar os produtos. Além disso, com o sistema certo, é possível organizar a ordem de coleta de maneira otimizada para garantir a maior eficácia possível.
Além disso, existem vários tipos de picking que atendem a diferentes tamanhos de negócios. Esses métodos oferecem uma variedade de personalizações, de acordo com o tamanho do armazém. O que podemos garantir é que o picking é uma excelente solução para organização. Em uma próxima oportunidade, exploraremos os diversos tipos de picking.