Tipos de Picking: entenda como podem auxiliar a sua logística

Em uma oportunidade anterior, discutimos as vantagens do picking e como ele pode otimizar o sistema logístico de uma empresa que lida com encomendas. Mas você sabia que existem variações do picking que você pode adaptar para a sua empresa? Hoje, exploraremos os diferentes tipos de picking e como eles podem aumentar a eficiência do seu negócio.

O que é Picking?

Como mencionamos no post “O que é Picking?“, o picking é o processo de otimização na coleta dos itens necessários dentro de um armazém. Não se trata apenas de pegar os produtos, mas de gerenciar a complexidade e o tamanho do estoque de forma eficiente. A necessidade de uma solução de picking se torna evidente à medida que a operação se expande. Lembre-se de que o tipo de picking pode variar conforme o tipo de estoque. Em geral, quanto maior a quantidade de produtos a serem armazenados, mais avançado e organizado deve ser o sistema de picking.

Tipos de Picking

Dentro do segmento de logística, encontramos diversos formatos de negócios que variam em tamanho e capacidade de atendimento. Fatores como a estrutura do local de armazenagem, a tecnologia disponível e o número de produtos são determinantes para diferenciar os tipos de picking, como veremos a seguir. É importante lembrar que esses são apenas métodos diferentes para gerenciar o estoque. Cabe ao responsável escolher o que melhor se adapta às necessidades da empresa.

  • Discreto

    Nesse primeiro modelo, uma única pessoa realiza todo o processo de picking e faz o acompanhamento. Ele é recomendado para empresas menores. A vantagem desse modelo é a possível redução da margem de erro, mas ele demanda mais tempo. Além disso, a pessoa faz um pedido por vez. Para ilustrar, imagine que você precisa ir ao hortifruti com uma lista de 15 frutas e legumes para comprar. Nesse caso, a lista é o único critério para priorizar a escolha dos itens. Esse modelo funciona bem para situações simples, mas quando lidamos com estoques maiores, é necessário considerar mais critérios do que apenas uma lista de compras.

  • Por onda

    O diferencial desse modelo é a possibilidade de utilizá-lo em conjunto com outros modelos. Especificamente, quando um operador recebe vários pedidos que incluem produtos em comum, ele coleta os itens de um tipo de mercadoria por vez. Por exemplo, se o Pedido 1 inclui 50 fones de ouvido, 10 smartphones e 2 carregadores, e o Pedido 2 inclui 10 fones de ouvido, 2 capas de celular e 4 tripés de mesa, o operador deve começar coletando todos os fones de ouvido antes de passar para os próximos itens. Isso permite uma coleta mais eficiente e organizada, aproveitando as semelhanças entre os pedidos.

  • Por lote

    Semelhante ao picking discreto, o colaborador coleta manualmente os itens. No entanto, essa modalidade permite a busca e coleta de mais de um pedido por vez, o que acelera o processo. Geralmente, recomenda-se essa opção para estoques com uma quantidade elevada de produtos, mas com pouca variedade entre eles.

  • Por zona

    Este modelo é o mais organizado entre os mencionados, pois as fileiras do estoque são padronizadas e separadas de forma sistemática. Com isso, o colaborador sabe exatamente onde realizar a coleta. Em centros maiores, a informação pode ser acessada via sistema. Empresas com estoques maiores e uma boa variedade de produtos se beneficiam desse modelo, já que as fileiras são divididas por categorias, como marca, cor ou tamanho.

 

Como realizar um picking mais efetivo?

Como toda boa tarefa, o picking tem suas imperfeições. É crucial monitorar constantemente a posição dos produtos para evitar comprometer o processo. Além disso, deve-se prestar atenção à eficiência da tecnologia. Sistemas como o UNO ERP utilizam automação para garantir que seus estoques sejam reabastecidos assim que a quantidade definida pelo gestor for alcançada.

Em um sistema tradicional de picking, uma pessoa precisa monitorar constantemente o estoque para saber quando fazer novos pedidos e repor os produtos. Embora possa parecer uma tarefa trivial, isso afeta diretamente o resultado final. Imagine vender um produto com um prazo de entrega estabelecido em seu site, mas, ao chegar o momento de enviar, você descobre que o produto está em falta. Esse tipo de problema pode causar transtornos significativos e prejudicar sua credibilidade.

O picking não apenas previne esses transtornos, mas também pode proporcionar vantagens competitivas para a empresa. Em um mercado de logística altamente competitivo, é essencial manter tudo em dia para entregar o melhor produto da melhor forma possível, criando uma experiência positiva e promovendo a fidelização do cliente.

Obrigado por ler até aqui. Para saber mais sobre como podemos melhorar os fluxos de trabalho da sua empresa, fale conosco.