Benefícios ERP: 6 resultados que não imaginava ter

Reunimos alguns cases de empresas, quais os benefícios ERP e surpresas que esses negócios encontraram ao começar utilizar.
 

Não é raro encontrarmos dentro de empresas o pensamento de que ERP contribuirá apenas para armazenar dados da empresa.

E motivados apenas pela emoção, aplicam a verba para esse projeto focados na vaidade de dizer que utiliza o software “daquela X marca”, e que na verdade não apresentam resultados efetivos para a empresa como um todo.

Contudo, a proposta do seu fornecedor de ERP deve ser outra. Por exemplo, na UNO queremos clientes que busquem o sistema de gestão com o grande objetivo de otimizar os processos repetitivos do dia a dia para proporcionar às empresas e pessoas crescimento.

Para isso, o ERP deve facilitar todos os processos e torná-los inteligentes e escaláveis. Assim, as vantagens do ERP atingem a empresa toda.

Sabendo disso, reunimos alguns cases de empresas, e quais surpresas esses negócios encontraram ao começar utilizar ERP. Confira:

 

1. Automação nos Processos de Compras

A automação dos processos pode ser usada de diversas formas a favor de uma empresa.

Já mostramos aqui no blog motivos para buscar a automatização dos processos e seus benefícios, mas a Axion Construções, empresa paulista de engenharia especializada em construções civis nas áreas industrial, comercial, hospitalar e residencial, foi por um caminho ainda mais diferente.

A empresa atribui a concretização de muitos de seus negócios à utilização do seu ERP.

A eficácia do sistema é apontada pelo diretor da Axion como uma das bases que suportam o bom andamento dos negócios, especialmente no que diz respeito aos módulos mais utilizados na construtora: Financeiro e Compras.

Este último, reduziu em 8 vezes o tempo utilizado em todo o processo, que era realizado manualmente.

Com o eProcurement do ERP as cotações e solicitações de compras passaram a ser feitas automaticamente via web com os fornecedores previamente cadastrados.

A flexibilidade e transparência nos processos de compra são as principais vantagens ERP não mensuráveis.

 

2. Resultados progressivos com diminuição de esforços

Diminuir toques manuais, dar agilidade em todos os processos – desde as vendas até a entrega final do produto – é outro grande ganho para negócios que utilizam a automação.

As notificações e coordenações internas necessárias tornam-se muito mais eficientes e a rastreabilidade de produtos com código de barras e a separação dos pedidos, observando-se os números, lotes e datas de fabricação tornaram a operação da Tuon Cosméticos muito mais perene. Inclusive a implantação do ERP pode ser percebida até pelos clientes deles.

A Tuon, empresa que atua no segmento de beleza exclusivamente por meio de distribuidores próprios, percebeu que estava perdendo oportunidades no mercado pela falta de automação.

Antes de trabalhar com ERP de forma plena, utilizavam um Sistema de Gestão ineficiente e que gerava alguns gargalos na sua operação, por não “cobrir” todas as áreas de sua empresa.

Um dos maiores problemas da Tuon era controlar o fluxo de produção e, posteriormente, monitorar o estoque. Hoje, trabalham sem erros por conta do sistema.

 

3. Integração e Agilidade

Outras vantagens ERP percebidas pela Tuon foi a integração de todas as áreas da empresa, que proporcionaram mais agilidade aos processos internos.

A fabricante conta com mais de 40 distribuidores, que inserem os pedidos diretamente no ERP, via Extranet, e estes pedidos chegam automaticamente na fábrica, dando início a todos os processos internos.

Por esse motivo, a Tuon ficou ainda mais ágil na entrega de mercadorias.

4. Flexibilização dos Processos

Muitos negócios não se dão conta de que ERP realmente funciona como uma máquina, que precisa de um impulso maior em um primeiro momento, mas que, uma vez funcionando, o trabalho maior está em manter e fazer ajustes.

A GH Supply, empresa carioca e especializada na distribuição de produtos para os segmentos de telecomunicações e informática, ficou surpresa ao perceber que ERP traz resultados cumulativos.

Uma das maiores customizadoras do nosso ERP, a GH continua colhendo frutos de desenvolvimentos realizados anos atrás por ela. E entende que cada novo desenvolvimento, tanto por ela, quanto por outros cliente UNO, mais resultados irá colher.

Para o presidente da GH, o mais importante com o UNO ERP foi a opção de controle mais eficaz e em menor tempo por parte dos gestores. “Eles sempre acumulam muitas funções e conseguem gerenciar melhor seus compromissos e os de seus colaboradores”, contou Georges Hajjar em um bate papo.

 

5. Aumento de vendas mesmo concorrendo com gigantes

Por destinar os esforços a estratégias de negócio de uma forma inteligente (e de acordo com a sua própria realidade), a automação de processos aumenta o retorno sobre investimento.

A empresa consegue entender exatamente quais ações trazem mais resultados e, assim, investir no que realmente funciona. Isso foi o que a Nut Biscoitos, empresa de pequeno porte, que fabrica mais de 2,5 mil quilos de guloseimas todos os meses, experimentou.

O público-alvo do negócio da Nut é composto pelo Grupo Pão de Açúcar, Fran’s Café, Fasano, Hilton Hotel, entre outros. Mesmo assim, a empresaria Maria Cecília conseguiu atender aos enormes pedidos dessas grandes redes.

Após anos de operação e da tentativa (frustrada) de usar uma solução criada por um pequeno desenvolvedor amigo, que não atendia as necessidades e não oferecia o suporte necessário, a NUT percebeu que era hora também de controlar melhor os processos internos – como estoques, recebimento de matéria-prima dos fornecedores, quais os produtos mais populares e quais os de menor representatividade para o negócio, fluxo de caixa e contas a pagar.

Para Maria Cecília, o ERP aumentou as oportunidades de crescimento ao deixar tudo organizado. Os clientes passaram a ter acesso a informações atualizadas sobre suas compras e a Nut pôde montar um histórico dos clientes, sabem quem comprou o que e quem deixou de comprar.

Agora, a Nut se dedica ao desenvolvimento de novos produtos em biscoitos e doces finos e em aumentar a capacidade de suas vendas, hoje realizadas 99% dentro do estado de São Paulo, para o restante do país.

 

6. Ganho de escala

Cada um dos tópicos abordados anteriormente levam a um caminho quase óbvio: ganho de escala. A automação de processos funciona como uma máquina de fidelização de clientes e ganho de tempo.

É uma fórmula previsível de crescimento, com a qual a empresa entende quanto, onde e como conseguirá progredir. Muitas organizações, como a própria UNO, têm no ERP sua grande força motora.

Mas não somos os únicos! A Hamam Development, por exemplo, empresa de implantação de projetos hoteleiros, reforma e construção de hotéis, arquitetura de interiores e seleção de operadora hoteleira, em apenas 8 anos passou a de pequeno para médio porte e virou uma referência no mercado em que atua.

A empresa conta hoje com bases de atuação no Brasil, Argentina e Dubai (Emirados Árabes Unidos). Visando atender as necessidades específicas da Hamam, uma das principais vantagens ERP foi uma versão em inglês na forma de dicionário.

Desse modo, a empresa não precisa operar com dois sistemas (inglês e português), ela apenas escolhe o idioma na hora de cadastrar os colaboradores. Coisas simples, que fazem toda a diferença.

 

Conclusão: Como a automação de processos pode ajudar também a sua empresa

Muitas empresas ainda ficam receosas pensando se ERP realmente se aplica às suas realidades e serve para elas. Ainda há uma mentalidade enganosa de que Sistema de Gestão traz custos, mas poucos resultados.

A verdade é que, se trabalhado da maneira correta, ou seja, estratégica e bem pensada, os gestores conseguem provar seu valor com essas estratégias e gerar eficiência.

Apresentamos aqui situações e contextos diferentes de negócios que têm tirado grande proveito dessa metodologia. O desafio inicial é entender quais são os objetivos principais da organização:

  • Integrar as áreas?
  • Aumentar o ROI?
  • Conquistar um mercado muito específico?
  • Vender melhor? Crescer o faturamento?
Se você respondeu “sim” para pelo menos uma dessas perguntas, então, sim, o ERP serve para sua empresa.

Se quiser conhecer mais detalhes sobre cases de empresas de tecnologia que alcançaram bons resultados com ERP é só acessar os nossos Materiais Educativos.

Caso queira saber mais sobre como utilizar a automação de processos para ter os mesmos benefícios que as empresas citadas nesse post, baixe agora nosso eBook Automatização dos Processos: Como começar?