O que é Business Intelligence (BI)
Business Intelligence, comumente chamado na forma abreviada de BI, que em português significa Inteligência de Negócios, é o conjunto de técnicas e ferramentas que reúnem e disponibilizam informações, dados e insights.Essas informações ajudam os gestores e empreendedores a terem uma visão mais detalhada e realista das empresas, possibilitando o monitoramento dos resultados e auxiliando nas tomadas de decisões.
Apesar de hoje falarmos do Business Intelligence com o uso de sistemas integrados, inteligência artificial e plataformas especializadas, o BI não é uma novidade. Em 1960, quando surgiu esse conceito, a ideia até era bem parecida: explorar os dados, por mais superficiais que fossem, analisá-los e compartilhar as informações entre as empresas.
Com os avanços tecnológicos, o BI foi se tornando cada vez menos uma ferramenta exclusiva de grandes empresas e multinacionais, para integrar também pequenas empresas. Hoje em dia, a definição moderna de Business Intelligence envolve a utilização de plataformas especializadas, como, por exemplo, do UNO ERP, que torna o processo muito mais aprofundado, inteligente e integrado, aumentando mais ainda as possibilidades de uso dessa ferramenta.
Qual a vantagem do Business Intelligence (BI)
Como já mencionado, existem inúmeras vantagens ao se empregar as ferramentas de Business Intelligence. O fornecimento de dados, relatórios e insights valiosos para sua empresa, são só alguns exemplos, que tornam as tomadas de decisões mais ágeis e assertivas. Potencializando, assim, a eficiência dos diversos processos e setores, além de auxiliar o seu negócio, seja nas questões financeiras, comerciais, operacionais ou até mesmo no marketing.
Ou seja, empregar o uso de BI no seu negócio, permite você conhecer melhor sua empresa e seus processos, possibilitando reconhecer e aprimorar áreas deficitárias, com inteligência, mitigando falhas e construindo estratégias para os problemas reais do seu negócio.
Segundo uma pesquisa realizada pela empresa de consultoria global IDC, desde a pandemia de Covid-19, houve um crescimento de 5,2% dos investimentos em Business Intelligence e Analytics, se comparado ao período anterior à pandemia.
Já outra pesquisa realizada pela Harvard Business Review Analytics Services, em 2019, aponta que 73% das empresas já utilizavam dados, com análises avançadas, para auxiliar na tomada de decisões. Reforçando ainda mais a importância dessa ferramenta e a necessidade da sua implementação para se manter crescendo nesse ambiente corporativo de extrema competitividade.
Como o Business Intelligence (BI) funciona?
Obter um dado único e isolado, não traz por si só, o impacto e a importância para ajudar uma empresa ou seus gestores. As informações, para terem maior confiança e credibilidade, precisam ser, além de coletadas, analisadas, monitoradas e compartilhadas.
Coleta de dados para Business Intelligence (BI)
Antes de iniciar a coleta dos dados, é determinado quais informações são úteis para o seu negócio e quais objetivos se pretende alcançar.
Os dados podem ser coletados das vendas, custos, investimentos, tempo de produção, serviços, assim como histórico e comportamento do seu cliente, informações de SAC e até interações realizadas em redes sociais.
Relatórios
Aqui é organizada todas as informações relevantes dos dados obtidos, facilitando a sua visualização e a comparação.
Compartilhamento
A partir dos relatórios com os dados coletados e organizados, é necessário agora o compartilhamento dessas informações para os diferentes setores e aos respectivos profissionais, que poderão trocar ideias e discutir as melhores decisões.
Análise para Business Intelligence (BI)
Com os relatórios já disponibilizados a todos os envolvidos, os dados podem ser analisados, interpretados, e disponibilizados para futuras consultas e atualizações. Aqui também podem ser construídos insights com uma visão real se os objetivos e estratégias estão sendo bem executados e se estão entregando os resultados esperados.
Monitoramento
Os resultados apresentados e analisados, assim como os objetivos e estratégias, necessitam de constante monitoramento e revisão. Buscando sempre que possível agregar novas fontes de dados, sempre alinhadas com seus objetivos.
Como investir em Business Intelligence (BI)
Agora que sabemos o que é, como funciona e a importância dessa ferramenta de BI, você deve estar se perguntando: “qual é o próximo passo?”
Existem inúmeras opções de plataformas que oferecem esse serviço. Porém, é importante se atentar aos seus objetivos e suas diferentes necessidades. Alguns desses sistemas podem ser destinados principalmente a grandes empresas, que necessitam de muitas funções, tornando, às vezes, esse serviço inacessível a empresas menores.
Por outro lado, existem plataformas mais econômicas, que por serem limitadas, não seriam indicadas para empresas maiores, que demandam de mais informações, funções e integrações.
Portanto, avaliar as suas próprias necessidades e objetivos, é um ótimo ponto de partida para planejar a começar a investir em Business Intelligence. Pensando nisso, o UNO ERP criou um sistema personalizável para suprir exatamente as necessidades da sua empresa.
O sistema do UNO ERP além de personalizável é totalmente online, permitindo o seu acesso de qualquer lugar e com uma equipe à disposição para te ajudar. Ideal para empresas com processos complexos e de fácil implementação.
Conheça mais e envie uma mensagem, que nossa equipe está pronta para te atender e tirar todas as suas dúvidas.