Como a procrastinação ameaça a sua empresa?

A experiência mostra que aceitar a procrastinação é fatal. Sabendo disso, reunimos 5 fatos e dicas sobre o assunto para garantir mais atitude!
 

Fato & Dica #1 – Frustra as Expectativas

Você está abraçando um projeto que não acredita ser capaz de realizar? A ponto de não ter estimulo de começar a trabalhar nele?

O profissional tende a adiar tarefas que não sabe como resolver. Em vez de procurar ajuda e alinhar as expectativas, prefere se ater a outras responsabilidades e compromissos. Dessa forma, o que é preciso ser resolvido fica para trás.

Seja franco com você mesmo e converse com seus líderes, liderados ou clientes. Vai acalma-lo e na maioria das vezes, perceberá que entrou em “pânico” sem motivo, pois se foi atribuída aquela responsabilidade a você, é por que acreditam e viram seu potencial.

 

Fato & Dica #2 – Afeta a Produtividade da sua Empresa

Uma pesquisa realizada pela Robert Half, mostrou que 4 comportamentos colaboram com a improdutividade organizacional:

35% Navegar na Internet (sites e redes sociais)

27% Conversas de Corredor (dentro ou fora de seu setor/mesa de trabalho)

20% Atender ligações e responder e-mails pessoais

7% Excesso de e-mails corporativos

Especialistas ensinam que para deixar de procrastinar, o ideal seria colocar completamente de lado tudo o que desvia seu foco no trabalho. O ideal é usar esses desvios de atenção como recompensas.

Deixe as redes sociais, por exemplo, como uma recompensa por concluir uma tarefa critica e prioritária.

 

Fato & Dica #3 – Quem quer, não arruma desculpa

Adoro essa frase do Christian Barbosa, especialista em gestão do tempo e You Tuber, que tive a oportunidade conhecer em uma palestra no RD Summit de 2017.

Ele fala que as pessoas usam a falta de tempo como desculpa para a não realização de algumas tarefas ou cumprimento de metas.

Ele aconselha que você seja franco consigo, e assuma que utilizou seu tempo em coisas que considerou mais importante que suas metas. Redefina suas prioridades!

 

Fato & Dica #4 – Procrastinação é um Vício

A adrenalina causada pelo trabalho sob pressão vicia! É por causa desse “prazer” pela urgência, que é muito difícil eliminar a procrastinação.

O vício é visto como uma doença comportamental, que ocorre por repetição e causa stress, desmotivação e tristeza. Ou seja, mesmo sabendo que irá sofrer com as consequências negativas da não realização de uma atividade dentro de um prazo, o indivíduo protela e convive com o sentimento de culpa.

Lembre-se, ações geram reações. E não fazer nada também! Por isso, ATITUDE!

 

Fato & Dica #5 – Reprograme sua mente

Buscar mecanismos efetivos que lhe permitam mudar sua relação com o tempo e as demandas de trabalho e da vida pessoal é importante, mas muitas pessoas não conseguem alterar seu mindset sozinhos.

É importante buscar ajuda para mudar sua forma de pensar e agir. Coaches e profissionais especializados na mente humana podem ajudar.