Como controlar o recebimento de Royalties

Marcio Sanson
//

A Gestão de Royalties do UNO ERP é ideal para Franqueadoras.
Conheça a solução integrada ao UNO ERP!

 

Esse post é bem direcionado para Franqueadores, que precisam cobrar Royalties de seus Franqueados periodicamente. Essa é uma porcentagem do faturamento bruto que a Franquia pagará pelo uso da marca. Também existem Redes de Franquias que a taxa é uma porcentagem sobre as vendas ou compras feitas pela unidade.

Fazer a gestão de Royalties não é uma tarefa fácil, pois são muitas as variáveis que envolvem o cálculo e o recebimento. Logo, ter um Sistema de Gestão que integre todas as unidades de negócios é primordial para as Franqueadores de sucesso. Já falamos em outros posts e materiais da importância e benefícios de ter um ERP para Franquia e não vou ser repetitivo. Deixarei os links para esses materiais no final deste post.

No Módulo de Vendas do UNO ERP existe uma funcionalidade que busca e agrupa as Notas Fiscais faturadas do mês, soma os valores e se houver valor de devolução, ele subtrai da soma. Exemplo:
Total Faturamento = Soma NF’s – Valor Devoluções

Ideal para Franqueadoras que buscam a expansão da sua rede, sem perder o controle, um padrão de qualidade, a solução permite um controle maior sobre o recebimento de Royalties e taxas de propaganda de suas Franquias, e que precisam acompanhar as Franquias no operacional e pela manutenção da marca, considerando as variáveis pré-configuradas. Exemplo de Cálculo:
Valor Royalties = Total Faturamento * (Percentual Royalties/100).