Como escolher o melhor ERP para ecommerce?

Vamos dar algumas dicas para você escolher o melhor ERP para ecommerce do mercado e garantir um gerenciamento mais eficiente da sua loja online.

 

Você sabe o que precisa levar em consideração na hora de escolher o melhor ERP para ecommerce? Embora muitos empreendedores gastem com plataformas caras de lojas virtuais, acabam esquecendo do “coração” do negócio: o sistema de gestão. Com ele, é possível gerenciar as operações de forma muito eficiente, integrar o seu ecommerce, obter relatórios com dados assertivos e aumentar a produtividade do seu time.

No post de hoje, vamos falar mais sobre a importância dessa ferramenta para a sua empresa e como escolher o melhor ERP online que atenda as necessidades do seu negócio. Continue lendo!

 

Qual a importância de um sistema de gestão para o seu negócio?

Ter uma plataforma de loja virtual eficiente é muito importante para ter consistência nas vendas e aumentar o alcance da sua marca. Ao mesmo tempo, tão importante quanto ela é a gestão dos processos, que envolve tanto as próprias vendas, como o faturamento, a separação de itens, as compras de material, a expedição, a logística, entre outros.

Para garantir um gerenciamento eficiente e que acompanhe o crescimento da sua operação, no online e no offline, é preciso contar com um ERP robusto e que seja integrado à sua loja virtual. Assim, você aproveita o melhor das duas ferramentas. Afinal, pouco adianta ter um ecommerce excelente, se você não controla os resultados e mantém as informações da sua loja física separadas da loja digital.

As consequências de não integrar esses dados envolvem:

  • Inconsistência da experiência do cliente em um e outro ambiente
  • Perda de credibilidade entre os consumidores
  • Processos judiciais por vender o que não tem no estoque
  • Erros na logística, entre outros.

A sua loja vai além da vitrine e envolve uma cadeia de processos por trás que precisa ser gerida. Por isso, contar com o melhor ERP para ecommerce é vital para qualquer modelo de negócio que faça vendas online ou offline.

A seguir, confira alguns dos principais benefícios que um sistema de gestão eficiente pode trazer para a sua empresa.

 

 


Satisfação dos clientes

Com um melhor ERP online ativo, a gestão do seu negócio eleva seu nível de qualidade, tornando os processo muito mais fluidos e organizados. Isso impacta diretamente na experiência que seus clientes têm com a sua marca, como entregas mais rápidas, menos atrasos nos pedidos e atendimentos ágeis. Com isso, a satisfação dos seus consumidores aumenta.

 

Controle do negócio

Integrar a sua loja online a um ERP dá a você mais controle sobre o seu negócio. Com os relatórios emitidos pelo sistema de gestão, você consegue ter dados sobre as suas operações para tomar as decisões estratégicas. Com isso, pode definir metas concretas e planos de ação para cumpri-las. Assim, desenvolve seus processos como um todo e garante um crescimento sustentável para sua empresa.

 

Redução de custos

Como você tem os números do seu negócio muito mais acessíveis por conta do ERP, entende melhor quais são os seus custos e consegue repensá-los. Com isso, você fica sabendo quais as operações mais caras e onde você pode reduzir ou remanejar custos.

 

Aumento da produtividade

Um dos grandes benefícios que um melhor ERP online oferece é a automação de processos. Com ela, você diminui o trabalho manual do seu time, evitando erros e retrabalho. Além disso, com as automações, seu time fica livre para se dedicar a atividades mais relevantes para o negócio.

 

O que levar em consideração na hora de escolher um ERP?

Agora que você já sabe da importância de ter um excelente sistema de gestão integrado à sua loja online, vamos dar algumas dicas para você escolher o melhor ERP para ecommerce e otimizar a qualidade das suas operações.

 

 


1. Integração com ecommerce

Como vimos, associar a sua loja online a um ERP é uma ótima solução para o seu negócio. Por isso, na hora de escolher o seu sistema de gestão, verifique se ele possui integração com ecommerce. Afinal, sem isso, você não aproveita as ferramentas como poderia.

 

2. Custo benefício

Existem algumas opções de ERP bem baratas no mercado, o que não quer dizer que elas oferecem um bom custo-benefício. Quando for escolher um sistema de gestão para o seu negócio, não olhe apenas para o preço da ferramenta.

Alguns pontos importantes que um melhor ERP online deve oferecer para a sua empresa são: segurança das informações, usabilidade intuitiva e relatórios gerenciais completos. Leve esses itens em consideração para avaliar o custo-benefício das opções disponíveis.

 

3. Informações relevantes

Já falamos sobre a importância de dados para gerenciar o seu negócio. Por isso, para escolher um sistema ERP, veja quais são os dados que ele fornece sobre o seu negócio. Faça uma análise da sua empresa para entender quais as informações indispensáveis para a gestão, como histórico de compras ou custo de estoque, e veja se o ERP fornece esses resultados.

 

4. Suporte

Você já tentou falar com uma empresa e esperou horas na fila de atendimento sem receber ajuda? Essa situação é muito desagradável e pode fazer qualquer ferramenta não valer a pena. Por isso, um melhor ERP online para o seu negócio não se limita às funcionalidades que ele oferece, mas se estende ao suporte oferecido pela empresa responsável.

Ter uma equipe sempre pronta para te atender é fundamental para tirar suas dúvidas e resolver eventuais problemas com seu sistema de gestão. Nesse sentido, as soluções nacionais costumam ser ótimas opções, porque o suporte é em português e o atendimento acompanha o horário comercial brasileiro.

 

Como o UNO ERP pode ajudar a sua empresa?

O UNO ERP é um sistema de gestão eficiente e que pode ser integrado à sua loja virtual de forma rápida. Com isso, você centraliza todas as informações da sua empresa em um único lugar para oferecer uma experiência melhor aos seus clientes e otimizar a produtividade da sua equipe.

Acompanhe as movimentações do seu estoque e acesse o cadastro dos seus clientes ou produtos de forma rápida, com as automações que o UNO ERP oferece. Nosso sistema de gestão conta com integração com as principais plataformas de loja virtual para você garantir um controle avançado de todo o seu negócio. Conheça agora essa ferramenta de alta performance e eleve a sua empresa para o próximo nível!