Como fazer um Controle de Estoque Online

Como ter um Controle de Estoque Online e não perder a credibilidade com o seu cliente? Descubra com 10 ações que vão ajudá-lo.
 

No último feriado fui em uma pequena loja de material de construção do bairro para comprar um determinado produto para a manutenção do meu apartamento.

Fiz o pedido com o vendedor, que teve que me cadastrar e gerar o pedido. Depois de pago fomos descobrir que  o produto já havia sido vendido, ou seja, não existia no estoque a pronta entrega.

Fiquei muito brava como consumidora, mas fico imaginando o empresário do outro lado, que acabou perdendo a minha compra e mais um cliente.

Olha como a credibilidade da loja ficou abalada, simplesmente por que não houve um Controle de Estoque Online para uma boa gestão, que evita atrasos, proporciona segurança e garantia para sua loja física ou virtual. Sim, virtual, pois a coisa fica ainda mais feia para empresas que vendem nos dois ambientes.

A ideia de ter um Controle de Estoque Online irá minimizar os atrasos e perda da confiabilidade pelo cliente, pois dá a possibilidade do cliente ter um feedback de como anda a entrega do seu produto. Falamos sobre isso também no post 10 Dicas para Gestão de Estoque, que vale sua posterior leitura.

Ter em real time o status do seu estoque exige que você abandone as planilhas de Excel!

Contudo, um software ERP para fazer um Controle de Estoque Online não faz milagre, será preciso também a empresa fazer uma “lição de casa”:

  • Conhecer todas as informações possíveis da sua empresa. Como ela funciona?
  • Ter noções do público-alvo e perfil de compra.
  • Tipos de produtos comercializados e saída.
  • Estimativa do orçamento, custo das mercadorias e prazos de entrega dos fornecedores.
  • Volume ocupado e capacidade de armazenamento.
  • Desenvolva fornecedores (parceiros).

A ideia é que se você tenha um modelo tradicional de estoque, como o caso da loja que eu fui, você tenha a possibilidade de não ter um estoque excedente, que pode causar perdas consideráveis para os lojistas.

O indicado para loja virtual é que automatize o processo de venda integrando com a plataforma de e-commerce o ERP.

O sistema de gestão irá lhe ajudar a chegar nessas informações, que irão influenciar a forma e o método que será feito o Controle de Estoque Online. A missão do Controle de Estoque Online para empresas que vendem em marketplaces é igual, contudo, aqui a integração do ERP pode ser direto com o marketplace.

 

Mas como chegar nesse Controle de Estoque Online?

Listo 10 ações que vão ajudá-lo:

  1. Cadastre TODOS os produtos disponíveis no estoque. Saiba mais no post Qual é a importância do Cadastro de Fornecedores?
  2. Registre TODAS as movimentações de entrada e saída de mercadorias no estoque. Veja como fazer no post Movimentação de Estoque dá fluidez. Também dá para automatizar esse processo com importação de XML no sistema, falamos no outro post Elimine erros com Importação XML.
  3. Ter pedido de venda para todas as vendas realizadas on-line ou na própria loja. Os pedidos devem apontar quais foram os produtos vendidos, suas quantidades e valores. Entenda porque esse ponto é primordial no post Pedidos de Vendas: fundamental nos processos.
  4. A equipe de compras ser notificada quando o estoque atingir o mínimo necessário em estoque.
  5. É possível que seus fornecedores recebam automaticamente um e-mail com solicitação de cotação. Basta apenas o comprador escolher qual é o melhor. Isso chama eProcurement.
  6. Considere datas específicas para o seu negócio, pois nelas as vendas podem aumentar. Exemplo: Natal, Dia das Mães, Dia dos pais, Dia das Crianças, Páscoa, etc.
  7. Tenha relatórios de frequência de reposição das mercadorias.
  8. Equipe de vendas atualizada sobre o status do estoque e entregas.
  9. Dê mobilidade para equipe de vendas e estoque com um controle por número de lote/série dos produtos. Falamos sobre isso também no post Rastreabilidade com Mobilidade.
  10. Se tiver mais de um armazém unifique os estoques para não perder o controle fiscal e evitar multas.