Contratos com Financiamentos Imobiliários

Veja neste post como controlar e gerenciar os Contratos com Financiamentos Imobiliários.

 

As construtoras e incorporadoras lidam diariamente com dezenas e até mesmo centenas de contratos ao mesmo tempo. Ao mesmo tempo, sabem que perdas ou falta de controle das informações — por causa do acúmulo de contratos de transações financeiras — não são situações incomuns neste ramo.

Afinal, todos os dias lidam com contratos de venda (sem e com financiamento) e também com documentos, que devem ser armazenados por um longo prazo, tornando a sua gestão uma grande responsabilidade.

Entretanto, é possível adotar as melhores práticas para otimizar a gestão de contratos com financiamentos imobiliários, desde que você conte com soluções modernas e estratégias adequadas. Continue neste post para saber como!

 

Por que é importante fazer uma boa gestão de contratos com financiamentos imobiliários?

  1. Organização dos Processos evita problemas que afetam a produtividade do seu negócio, já que seu trabalho de venda é, quase que inteiramente, focado nesse tipo de transação.
  2. Faça uma Gestão Financeira e antecipe-se em relação aos prazos, reajustes e obrigações, visto que cada contrato firmado tem prazos, quantidades de parcelas, valores e impostos relacionados.
 


Como fazer uma boa gestão de contratos com financiamentos imobiliários?

  1. Mantenha os Contratos arquivados em um sistema inteligente (GED) para facilitar o controle de comissões, tanto recebidas como as que estão a receber — ou seja, a gestão de contratos influencia diretamente o controle financeiro da empresa.
  2. Automatize os Cálculos com antecipação e reajustes anuais (IGPM), pois eles permitem que você se planeje e evite perder prazos ou ter contratos finalizados em situação irregular.
  3. Tenha modelos de contrato personalizados preenchidos automaticamente pelo sistema é ainda melhor.
  4. Tenha dashboard de controle financeiro com visão de pagamentos, recebimentos e demais indicadores para sua gestão diária.
  5. Trabalhe com alertas automáticos e notificações por e-mail — reajustes e outras informações importantes — que avisam o gestor a respeito de reajustes de contratos, garantias e seguros a vencer e vencidos.
  6. Centralize toda a documentação e as informações fundamentais como data de início, prazo de vigência e dados sobre tributos.

Se vocês é cliente UNO, sugerimos que assista ao Treinamento de Financiamento na Universidade UNO. De qualquer forma, é legal continuar a leitura da próxima parte deste post.

 

Principais funcionalidades do UNO ERP para Controle de Contratos com Financiamentos

  • A forma de pagamento em financiamento é atrelada aos bancos cadastrados, ao vendedor (colaborador) para comissionamento, índice econômico para reajustes, Centro de Custos e Condição de Pagamento (quantidade de parcelas).
  • Gestão de Estoque faz o controle de unidades (casas, terrenos, lotes, etc) com a possibilidade de reservas.
  • Nas vendas a equipe terá uma visão da disponibilidade das unidades e preços.
  • Assim que é realizada a venda, será feito o faturamento, onde é gerado o Contas a Pagar para pagamento de comissão e Receber.
  • Financiamento com parcelas mensais e anuais com reajustes por índice, temos treinamento ensinando a utilizar o IGPM. Sendo possível a gestão de adiantamentos de parcelas.

Basicamente, você não somente terá total controle e organização sobre os seus contratos de financiamento imobiliários, como também terá acesso a todos os dados de seus clientes, podendo acompanhar os processos com muito mais facilidade.