21/05/2019
7:00 hrs
Empresas com Certificações de Qualidade ISO, podem demonstrar que os seus produtos, processos, sistemas ou serviços estão em conformidade com as regulamentações e normas nacionais e internacionais.
Para atender aos requisitos da auditoria de qualidade, muitas empresas precisam realizar um rígido controle das normas e certificações vigentes para o seu tipo de negócio, mas é um dos momentos que mais causam ansiedade, dúvidas e falhas pelas empresas de setores como: Manufatura Industrial, Beneficiamento e Distribuição.
Sabendo de algumas falhas na gestão e controle de normas e certificações de qualidade que ocorrem antes mesmo da auditoria, decidimos escrever esse post 4 dicas para ajuda-lo à mitigar falhas neste processo. Confira!
Parece óbvio, mas tem gente que quer controlar o que não é controlável…
Para não frustrar, é preciso conhecer o conteúdo, protocolos e padrões da Certificação ISO e da ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas, que precisam e devem ser respeitados.
Sua empresa somente conseguirá atender as exigências de Normas e Certificações se conhecer o que precisa controlar e gerir. Vale antes lembrar dois pontos aqui:
Empresas com Certificações seguem uma Política de Qualidade, que formaliza o compromisso com a satisfação de seus clientes através da melhoria continua do Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) e dos padrões de fornecimento dos produtos e serviços, que devem estar em conformidade com os requisitos especificados daquela certificação.
Para atender à Política de Qualidade, sua empresa deve ter um Manual da Qualidade, que define qual é o modelo de gestão adotado, orientando como uma atividade deve ser realizada, com quais recursos e sob responsabilidade de quem.
É meio suspeito eu falar disso, e como esperado, mesmo sem termos a necessidade de uma Certificação ISO, utilizamos um Manual de Qualidade. Utilizamos uma consultoria a fim de seguir um caminho correto e para estruturar corretamente os processos.
Por isso, recomendo fortemente que as organizações contratem consultores especializados em Processos e Qualidade para auxiliar na primeira e segunda dica que trouxemos aqui.
Quando falamos em Sistema de Gestão da Qualidade, falamos em automatização de todos os processos repetitivos relacionados às atividades corporativas, visando aperfeiçoá-los para atender a Política e o Manual de Qualidade.
Independente da ferramenta, utilize a tecnologia para melhorar seus processos tornando tudo mais rápido e fácil de ser executado. Isso ajudará você a prover informações com mais confiabilidade para o auditor.
Isso também te auxiliará a tomar decisões melhores, que resultarão em planos de ação mais eficazes, que realmente melhorarão e ajudarão sua empresa à crescer.
Recomendamos a leitura do post Automatizar processos pode ser útil para as empresas
Algumas Normas e Certificações também exigem que a sua empresa controle os certificados de qualidade emitidos pelos seus fornecedores.
Logo, utilizar uma solução tecnológica que lhe ajuda no cadastro das normas técnicas e lotes de produtos com emissão de Certificado Automatizado por fornecedor com controle de inspeções na entrada/recebimento é essencial para evitar falhas e problemas na auditoria.
Para finalizar, novamente é meio suspeito eu falar, pois o UNO ERP conta com uma solução de Gestão de Normas e Certificados de Qualidade. Além, claro, de ser uma tecnologia ideal para ser seu Sistema de Gestão de Qualidade.