4 dicas para controlar Certificações de Qualidade

Confira 4 dicas para ajuda-lo à mitigar falhas na gestão e controle de normas e Certificações de Qualidade.

 

Empresas com Certificações de Qualidade ISO, podem demonstrar que os seus produtos, processos, sistemas ou serviços estão em conformidade com as regulamentações e normas nacionais e internacionais.

Para atender aos requisitos da auditoria de qualidade, muitas empresas precisam realizar um rígido controle das normas e certificações vigentes para o seu tipo de negócio, mas é um dos momentos que mais causam ansiedade, dúvidas e falhas pelas empresas de setores como: Manufatura Industrial, Beneficiamento e Distribuição.

Sabendo de algumas falhas na gestão e controle de normas e certificações de qualidade que ocorrem antes mesmo da auditoria, decidimos escrever esse post 4 dicas para ajuda-lo à mitigar falhas neste processo. Confira!

Nota de Conteúdo: essa certificação que estabelece as regras que garantem a qualidade foi desenvolvida pela Organização Internacional para Padronização (ISO).

 

1.Entenda as Normas da Certificação

Parece óbvio, mas tem gente que quer controlar o que não é controlável…

Para não frustrar, é preciso conhecer o conteúdo, protocolos e padrões da Certificação ISO e da ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas, que precisam e devem ser respeitados.

Sua empresa somente conseguirá atender as exigências de Normas e Certificações se conhecer o que precisa controlar e gerir. Vale antes lembrar dois pontos aqui:

  1. Nada adianta executar as tarefas somente para obter a certificação.
    Conheça os problemas dos departamentos e tratar as melhorias que podem ser feitas é saudável e deve acontecer, mas não somente nas auditorias. Qualquer empresa cresce e muito, se tiver em sua cultura ‘melhorar sempre’!
  2. As Normas não estabelecem como é o processo da sua empresa. Tal decisão fica à cargo de cada gestor.
    Trabalhe para que a auditoria e as normas sejam compreendidas como parte do processo da empresa.
 


2. Estabeleça uma Política e Manual de Qualidade

Empresas com Certificações seguem uma Política de Qualidade, que formaliza o compromisso com a satisfação de seus clientes através da melhoria continua do Sistema de Gestão da Qualidade  (SGQ) e dos padrões de fornecimento dos produtos e serviços, que devem estar em conformidade com os requisitos especificados daquela certificação.

Para atender à Política de Qualidade, sua empresa deve ter um Manual da Qualidade, que define qual é o modelo de gestão adotado, orientando como uma atividade deve ser realizada, com quais recursos e sob responsabilidade de quem.

É meio suspeito eu falar disso, e como esperado, mesmo sem termos a necessidade de uma Certificação ISO, utilizamos um Manual de Qualidade. Utilizamos uma consultoria a fim de seguir um caminho correto e para estruturar corretamente os processos.

Por isso, recomendo fortemente que as organizações contratem consultores especializados em Processos e Qualidade para auxiliar na primeira e segunda dica que trouxemos aqui.

 

3. Automatize os Processos

Quando falamos em Sistema de Gestão da Qualidade, falamos em automatização de todos os processos repetitivos relacionados às atividades corporativas, visando aperfeiçoá-los para atender a Política e o Manual de Qualidade.

Independente da ferramenta, utilize a tecnologia para melhorar seus processos tornando tudo mais rápido e fácil de ser executado. Isso ajudará você a prover informações com mais confiabilidade para o auditor.

Isso também te auxiliará a tomar decisões melhores, que resultarão em planos de ação mais eficazes, que realmente melhorarão e ajudarão sua empresa à crescer.

Recomendamos a leitura do post Automatizar processos pode ser útil para as empresas

 

4. Não esqueça dos seus fornecedores

Algumas Normas e Certificações também exigem que a sua empresa controle os certificados de qualidade emitidos pelos seus fornecedores.

Logo, utilizar uma solução tecnológica que lhe ajuda no cadastro das normas técnicas e lotes de produtos com emissão de Certificado Automatizado por fornecedor com controle de inspeções na entrada/recebimento é essencial para evitar falhas e problemas na auditoria.

Para finalizar, novamente é meio suspeito eu falar, pois o UNO ERP conta com uma  solução de Gestão de Normas e Certificados de Qualidade. Além, claro, de ser uma tecnologia ideal para ser seu Sistema de Gestão de Qualidade.