Você sabe o que é CROSS BORDER? UNO ERP

Cross Border é uma operação que, como o termo em inglês sugere, envolve o transporte de produtos através de fronteiras. Ou seja, é o que acontece quando o produto precisa sair de um país e entrar em outro, uma operação conhecida como “comércio transfronteiriço”. É claro que nesse tipo de comércio, o vendedor e o cliente estão em países diferentes. 

 

Há diversos motivos pelos quais existe a necessidade de fazer todo o trâmite entre um país e outro, como falta de produto em um país, a preferência do cliente por uma marca estrangeira, ou algum tipo de benefício extra que possa ser ofertado pelo mercado estrangeiro. 

 

Uma cross border pode parecer simples, mas na realidade é muito mais do que apenas despachar um produto pelo correio. Há uma diversidade de questões legais, políticas e inclusive sanitárias que devem ser abordadas pelas empresas. Dependendo do item, pode ser um processo extremamente simples, ou muito complicado. 

 

Há duas formas de importação nesse mercado: a direta e a indireta:

  • A exportação direta consiste em total responsabilidade das atividades referente à entrega transfronteiriça por parte da empresa. Não há nenhum tipo de intermediário. Isso na prática equivale a uma única empresa nas notas fiscais de fabricante, exportação e despacho de produtos.
  • A exportação indireta precisa de um ou mais intermediários especializados para negociar o translado do produto a outro país. Assim, a empresa fabricante não possui dados sobre, por exemplo, o seu desempenho no público alvo do outro país, e nem sobre relação de oferta-consumidor. O seu papel é apenas enviar os produtos para quem fará o transporte e a venda. 

 

Como fazer Cross Border? 

O primeiro ponto mais importante é analisar e estudar o mercado que você deseja abordar. Isso envolve colocar em xeque se é mais viável fazer uma exportação direta, indireta, ou até se é viável fazer qualquer tipo de importação. Pesquise. É extremamente importante que você saiba sobre o seu negócio, mesmo que tenha outras pessoas que façam essas decisões por você.

 

Pesquisar sobre o mercado também envolve pesquisar sobre o produto e a clientela. O que seu produto tem de diferente que faria sucesso em determinado país? Se sim, com todas as taxas e encargos, seu produto continuará com um preço viável para o consumidor? São perguntas básicas, mas importantíssimas. 

 

Um dos passos mais importantes é checar a legislação, tanto do país que você vai enviar, quanto do país sede. Isso evitará multas e problemas judiciais. Sempre faça tudo de acordo com a lei, é o caminho mais fácil.

 

Tente também estabelecer parcerias no país que você pretende lançar seu produto. Isso pode baratear todo o custo de operação e lançamento!

 

As operações cross border estão cada vez mais no centro de um comércio globalizado, e crescem com uma importância no mercado que é inegável. Isso configura não só uma oportunidade para várias empresas, mas também uma chance de união entre sedes de todo o mundo.