15/02/2022
14:11 hrs
Cross Border é uma operação que, como o termo em inglês sugere, envolve o transporte de produtos através de fronteiras. Ou seja, é o que acontece quando o produto precisa sair de um país e entrar em outro, uma operação conhecida como “comércio transfronteiriço”. É claro que nesse tipo de comércio, o vendedor e o cliente estão em países diferentes.
Há diversos motivos pelos quais existe a necessidade de fazer todo o trâmite entre um país e outro, como falta de produto em um país, a preferência do cliente por uma marca estrangeira, ou algum tipo de benefício extra que possa ser ofertado pelo mercado estrangeiro.
Uma cross border pode parecer simples, mas na realidade é muito mais do que apenas despachar um produto pelo correio. Há uma diversidade de questões legais, políticas e inclusive sanitárias que devem ser abordadas pelas empresas. Dependendo do item, pode ser um processo extremamente simples, ou muito complicado.
Há duas formas de importação nesse mercado: a direta e a indireta:
O primeiro ponto mais importante é analisar e estudar o mercado que você deseja abordar. Isso envolve colocar em xeque se é mais viável fazer uma exportação direta, indireta, ou até se é viável fazer qualquer tipo de importação. Pesquise. É extremamente importante que você saiba sobre o seu negócio, mesmo que tenha outras pessoas que façam essas decisões por você.
Pesquisar sobre o mercado também envolve pesquisar sobre o produto e a clientela. O que seu produto tem de diferente que faria sucesso em determinado país? Se sim, com todas as taxas e encargos, seu produto continuará com um preço viável para o consumidor? São perguntas básicas, mas importantíssimas.
Um dos passos mais importantes é checar a legislação, tanto do país que você vai enviar, quanto do país sede. Isso evitará multas e problemas judiciais. Sempre faça tudo de acordo com a lei, é o caminho mais fácil.
Tente também estabelecer parcerias no país que você pretende lançar seu produto. Isso pode baratear todo o custo de operação e lançamento!
As operações cross border estão cada vez mais no centro de um comércio globalizado, e crescem com uma importância no mercado que é inegável. Isso configura não só uma oportunidade para várias empresas, mas também uma chance de união entre sedes de todo o mundo.