28/03/2014
13:30 hrs
Uma vez ouvi ou li, que Centro de Custo é como um sistema solar (nossa empresa), onde o sol é um recurso injetando sua energia (custos e receitas) e os planetas são os departamentos / projetos, identificadas pela orbita do Plano de Contas.
Se essa comparação não lhe ajudou, continue lendo esse post!
O Centro de Custo é onde todas as despesas da empresa devem ser apontadas com a informação de quem gastou e quem gerou receita.
Geralmente, os Centros de Custos podem ser projetos ou departamentos da empresa. É uma maneira eficiente de agrupar as despesas e as receitas, para analises financeiras do negócio.
É importante saber que é possível ratear a despesa, quando a responsabilidade é de mais de um Centro de Custo. Exemplo comum: conta de telefones, IPTU, aluguel, água, energia, etc.
A gestão por Centro de Custo torna os departamentos da empresa mais autônomos e responsáveis tanto pela geração de receitas quando pelas despesas.
Saber exatamente o que é centro de custo e utiliza-lo na PME é essencial, pois estará mais preparadas para crescerem, de forma organizada e com total controle, já que terão visão de quanto e onde são gastos os recursos.
Aqui na UNO criamos Centro de Custos por departamentos e por projetos de clientes para sabermos se estamos tendo lucro ou prejuízo.
Dentro do nosso Planejamento Estratégico as áreas devem se pagar e dar lucro. Os departamentos Comercial (Vendas, Pós-Vendas e Marketing) e Administrativo (Financeiro e RH) tem custos rateados entre os demais departamentos, visto que não tem receitas e trabalham para todos as áreas.
Departamentos que trabalham com projetos são analisados por resultados. Logo, os projetos não podem dar prejuízo e os gestores ganham a missão de gerir os recursos disponíveis versus as receitas.
Utilizamos os centros de custos para a Meritocracia dos gestores, que ganham bônus trimestrais quando conseguem equilibrar as contas de seus departamentos.
Essa tarefa de controlar o Centro de Custo e Plano de Contas fica muito mais fácil aqui devido ao uso do Sistema de Gestão, pois facilita refinar os resultados, separando-os pelo tópico.
Utilizamos o UNO ERP para ter detalhado as despesas por meio de Relatórios, com acompanhamento em tempo real da saúde financeira dos departamentos da empresa e dos projetos. Exemplo:
A solução facilita aos diretores realizar uma apuração dos gastos relacionados com o trabalho realizado em cada setor pelos gestores, e também, a sua apropriação por produto/serviço, e caracteriza a responsabilidade pelos gastos ocorridos em cada setor, facilitando o diagnóstico de problemas.
Ah! Vale lembrar que é possível fazer restrição o acesso de usuários a dados relacionados ao Centro de Custo 😉