O potencial que os dados podem trazer através de uma análise atenciosa e eficiente para uma empresa é muitas vezes ignorado por falta de informação.
Os dados se tornaram ativos importantes para as empresas por diversos motivos, mas principalmente porque eles ajudam na gestão de riscos, na melhoria de processos, facilita o desenvolvimento de produtos, dentre outros.
Por isso é muito importante entender como a análise de dados funciona e como implementá-la em sua empresa. Comecemos do início.
O que é a Análise de Dados?
A análise de dados consiste basicamente em extrair ideias corporativas valiosas, a partir de informações de fontes coletadas por toda a empresa. Assim, é possível auxiliar na tomada de decisão, e otimizar resultados.
Temos que mergulhar nos dados da empresa e em suas informações, e tirar dali ações e informações valiosas para a liderança do negócio e estratégias objetivas.
Para que serve a análise de dados?
A análise serve para explorar todo o potencial do big data, que consiste no conjunto de informações que a empresa coleta e armazena.
A partir da transformação dessas informações em porcentagens, números úteis e inteligência de negócios, está na hora da análise entrar em cena.
Ao implementá-la nos setores do seu negócio, a otimização de fluxos de trabalho se torna praticamente automática, enquanto a potencialização da eficiência operacional e estratégica aumenta graças a essa otimização.
Como fazer uma análise de dados?
Investir cada vez mais em soluções analíticas se mostra uma tendência do mercado impossível de ignorar. Por isso, vamos mostrar alguns passos de como obter uma melhor análise de dados.
Planeje
O primeiro passo é definir seu objetivo. Para qual fim essa análise servirá? É a partir dele que você conseguirá detalhar orçamentos, cronogramas e os profissionais que terão que ser envolvidos, por exemplo.
Essa etapa é a base da sua análise, já que é um passo fundamental para que as informações trazidas à tona sejam úteis e alinhadas com o processo.
Escolha as hipóteses e faça as perguntas certas
Agora é a hora de estabelecer hipóteses e perguntas. É a partir delas que você fará a sua análise. Perguntas como “esse produto está sendo bem aceito pelo mercado?” ou “a renda obtida é suficiente para cobrir os custos?”
Todos e quaisquer dados que puderem responder às hipóteses e perguntas devem ser colhidos. Para você ter um bom resultado nessa missão, é necessário que as ferramentas que estejam ao seu alcance sejam modernas e completas, como oferecemos na UNO ERP. Um bom sistema de gestão servirá de apoio, e você pode contar com a gente para te oferecer o melhor.
Faça a integração dos times
Sem uma integração completa entre os setores da empresa, a análise sempre ficará incompleta, e sua precisão pode ser reduzida.
Engajar os colaboradores e sistemas é mais do que essencial para um processo eficiente e objetivo.
Tire suas conclusões
Com todos os dados em mãos, é hora de fazer a análise inteligente, e responder às perguntas levantadas na fase inicial do processo. Nesta etapa, é hora de avaliar se há a necessidade de coletar novas informações ou não.
É importante destacar que a conclusão dos dados não prova que uma hipótese é verdadeira. O resultado apenas orienta e facilita uma melhor estratégia de intervenção.
Defina seus objetivos, tenha em mente as perguntas certas e integre sua equipe. Conte com a UNO ERP para que sua análise saia com a melhor precisão possível.