Um dos pilares da Contabilidade Financeira é o DRE – Demonstração de Resultados Financeiros, mas alguns conceitos sobre o assunto ainda são um paradigma para muitos empresários e gestores.
Acredite se quiser, mas existe muita PME por ai que nem sabe o que é isso…
Por essas razões, trouxemos mais detalhes sobre DRE – Demonstrativo de Resultados Financeiros para você e seu negócio não continuarem no vermelho.
No dia a dia de qualquer empresa, pagamentos são realizados com as mais diversas finalidades, o que chamamos de gastos. Estes por sua vez são classificados em:
Demonstração do Resultado do Exercício – DRE é uma demonstração contábil obrigatória que apresenta um resumo financeiro dos resultados operacionais e não operacionais de uma empresa em certo período, demonstrando claramente se há lucro ou prejuízo.
O DRE – Resultados Financeiros vai apurar os indicadores de receitas, despesas, rendimentos ganhos no período, investimentos, encargos e perdas, custos e provisões apurados, evidenciando a formação do resultado líquido da empresa na ocasião.
Beleza, você gerou o DRE Simples, mas e agora?
Diferentemente do Balanço Patrimonial, este relatório utiliza a diferença entre receitas auferidas e custos/despesas para fornecer um sumário de receitas e despesas de todo um período para apurar o lucro ou prejuízo.
Normalmente, o período escolhido é anual (de janeiro a dezembro) com apurações mensais. Ou seja, o relatório não mostra uma situação estática em determinado momento.
Montar um DRE em um Excel é arriscar colocar sua empresa no trilho errado, pois ele traz relatórios de suma importância para analisar a saúde financeira de qualquer empresa, não importando o porte ou área de atuação.
O Sistema de Gestão se faz necessário para evitar erros ao gerar seu DRE, sem ter que ficar dias a finco para chegar nos resultados financeiros.
No Sistema de Gestão UNO ERP, por exemplo, a tela do resultados financeiros lista o total dos débitos e dos créditos das contas, juntamente com o saldo de cada uma delas (seja devedor ou credor).
Desta forma, o Sistema de Gestão permite estabelecer um resumo básico de um estado financeiro. Veja um exemplo:
Para saber mais sobre como operacionalizar o Resultado Financeiro do UNO ERP, acesse o Manual.