Você sabe qual é a diferença entre ERP e CRM personalizados?
O cenário mercadológico vem passando por mudanças nos últimos anos e talvez a mais expressiva delas seja a atualização tecnológica, que faz com que as empresas que não a adotarem se tornem com o tempo cada vez mais ultrapassadas. Dentre as soluções que nascem a cada dia, temos duas das mais importantes, as quais falaremos mais adiante. Hoje, vamos te explicar de que forma podemos aplicar as rotinas de ERP e CRM personalizados em uma empresa.
O que é ERP
Na tradução livre, podemos classificar o termo como Planejamento Integrado de Recursos (Enterprise Resources Planning). A partir de sua aplicação, funciona como um conjunto de sistemas que trabalham para automatizar e otimizar os processos que envolvem as finanças das empresas, inclusive passando pela parte tributária.
E isso não se aplica apenas a uma área específica, mas em todos os setores em que acontecem a movimentação de capital. A ideia aqui é, através da automação, prevenir erros humanos e poder destinar a mão de obra a setores que exijam um olhar mais apurado. Todas essas áreas funcionam de forma integrada em um sistema de ERP.
Complementando, o sistema vai realizar, também, o gerenciamento do estoque de uma rede de lojas, caso necessário. Obviamente, é preciso que sejam feitos da maneira correta os registros de entradas e saídas dos produtos. Com isso, o sistema pode, inclusive, avisar sobre pedidos de novas remessas, gerando um equilíbrio, para que o estoque não fique prejudicado.
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O que é CRM
Semelhante ao método anterior, é uma sigla em inglês, que traduzida quer dizer Gestão de Relacionamento com o Cliente (Customer Relationship Management). Pensando em um contexto passado de que as empresas não se preocupavam com a manutenção do relacionamento de clientes e potenciais clientes, nasce então, demanda para o CRM.
Se trata da ideia de uma ferramenta para que se otimize o fluxo de atendimento ao cliente. Essa otimização passa em sua maioria por automações, assim como no caso anterior. Boa parte do que é recebido de demanda pode ser tratada de forma automática. Claro que não são todos os casos, pois em determinadas situações, é preciso uma pessoa ali para acompanhar cada oportunidade de venda. Mas, em casos de redes sociais, por exemplo, é possível centralizar todas as caixas de entrada em um único local, caso necessário.
Vantagens de utilização
Ao refletirmos sobre a mecânica do mercado de trabalho, vamos entender que o objetivo final de toda empresa é o faturamento. Mas, por muito tempo, foi apenas a venda nua e crua, sem muitas variações criativas. A partir do avanço da tecnologia, conseguimos perceber que determinadas soluções oferecem possibilidades que não tínhamos antes.
Basta ter um olhar mais apurado para saber que esses dois tipos de soluções tecnológicas podem trabalhar juntas para melhorar as rotinas de uma empresa. Por exemplo, digamos que o cliente já tenha feito uma compra e que ele tenha tido uma boa experiência. Através do CRM, podemos ter acesso a esse tipo de informação, sabendo que ela foi tratada da maneira adequada. Havendo uma integração desses dados com a plataforma de ERP, se tem, cada vez mais, a possibilidade de entender como se comporta o cliente, utilizando essa tecnologia para a geração de novas oportunidades, para que o atendimento possa, também, ser otimizado.
Para entendermos a diferença entre os dois, eles andam em paralelo quando pensamos na manutenção de qualidade. O que muda é o objetivo . Enquanto o ERP traz a otimização de processos e finanças através da integração dos setores, o CRM busca tratar da melhor maneira o relacionamento com o cliente, visando um relacionamento de mais qualidade com o cliente e gerar mais oportunidades de negócio. Isso é, havendo o tratamento das informações de forma integrada entre essas duas ferramentas. Resultando assim em um trabalho unificado, agilizando processos e tomadas de decisões. E trazendo ainda maiores benefícios às rotinas da sua empresa. A tendência é que surjam muito mais soluções com o tempo.
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