ERP: Enterprise Resource Planning

O planejamento de recursos empresariais (ERP) é um sistema de gestão utilizado em diversas empresas pelo mundo para organizar, gerenciar e integrar as divisões importantes dentro dos seus negócios. Boa parte dos aplicativos de software ERP são fundamentais para o desenvolvimento de empresas, pois ajudam na consolidação do planejamento através de recursos integrados, tudo que a sua empresa precisa para um melhor funcionamento reunido em um único sistema. Um sistema ERP além de poder integrar planejamento empresarial, também está presente nos segmentos de compra e vendas, controle de estoque, marketing, marketing digital, recursos financeiros e humanos, dentre outros inúmeros recursos.  

Quais as vantagens de um sistema ERP?

Além dos pontos positivos já citados, os sistemas ERP possuem outras inúmeras vantagens, como:
  • O sistema ERP é capaz de integrar todos os processos fundamentais para a melhor administração de uma empresa.
  • A resolução de problemas através dos sistemas ERP estão evoluindo cada vez mais, atualmente esses sistemas ou aplicativos estão instaurados na web, permitindo que os usuários tenham acesso remotamente ao sistema.
  • A ERP possui dentre seus recursos a otimização na comunicação entre as áreas de uma organização, unificando as informações e relatórios de forma instantânea.
  • Um Sistema ERP bem instalado trará uma enorme otimização no fluxo de dados e informações.
 

ERP: Compreendendo

Imagine um sistema de ERP como a unificação de diferentes sistemas e redes de computador dentro de uma grande organização. Sem um aplicativo ERP, não existe essa unificação do sistema, e cada departamento operaria as suas tarefas específicas separadamente, dificultando a visualização e controle geral. Com o software ERP, cada departamento ainda possui seu sistema, mas todos os sistemas podem ser acessados ​​por meio de um aplicativo com uma interface. Os aplicativos ERP estabelecem uma conexão entre os diferentes departamentos, permitindo que eles se comuniquem e compartilhem informações de forma mais simplificada e direta com o restante da empresa. O sistema ERP faz o recolhimento de informações sobre as atividades e estado de diferentes divisões, tornando esta informação acessível para outros setores, onde esses dados podem ser analisados e processados com mais eficiência.  Os aplicativos ERP tornam uma empresa cada vez mais autoconsciente através da vinculação de informações a respeito das tarefas de produção, finanças, distribuição e RH (recursos humanos). Por conectar diferentes tecnologias usadas por cada parte de um negócio, um aplicativo ERP pode eliminar tecnologias duplicadas e incompatíveis de alto custo. O processo normalmente inclui as despesas pendentes, contas a pagar e receber, sistemas para um melhor controle de estoque, sistemas de controle sobre pedidos e bancos de dados unificado sobre os clientes. Uma porção de vantagens acerca da utilização desse sistema na sua empresa.  

Considerações Especiais

Um sistema ERP nem sempre elimina as ineficiências do negócio. As empresas necessitam rever a maneira como estão organizadas, evitando ficar com tecnologias desatualizadas e incompatíveis com a atualidade. Os sistemas ERP muitas vezes não atingem os objetivos devido ao medo de determinadas empresas em deixar para trás processos de trabalho obsoletos e que não tem compatibilidade com os serviços deste software. É preciso que as empresas sejam capazes de abrir mão de sistemas antigos, que funcionaram bem no passado, mas estão ultrapassados atualmente. A chave é evitar que os projetos de ERP sejam divididos em muitos projetos menores, o que pode resultar em estouros de custo.  

Venha com a UNO ERP

Se você se interessou pelos sistemas ERP, mas não sabe por onde começar a UNO ERP está aqui para te ajudar. A empresa referência no mercado de sistemas de Planejamento e Recursos Empresariais, oferece os mais variados serviços para você e sua empresa.  Venha conhecer a UNO ERP e faça a sua consulta, dê o primeiro passo rumo ao desenvolvimento empresarial através da otimização dos serviços, evolução tecnológica e crescimento interno. Clique Aqui, e venha fazer a sua consulta.