O Power BI é uma das ferramentas que mais consegue cumprir os objetivos quando falamos de realizar uma coleta de dados bem estruturada, assim como o seu tratamento e apresentação.
Afinal, sabemos que de algumas décadas para cá, a moeda mais cara do mundo é a informação. E com o devido tratamento, é mais valiosa ainda. A partir disso, ela é uma solução importante para qualificar o direcionamento da marca, já que trabalhar sem dados é como atirar no escuro. Além disso, nunca houve tanta coleta de dados, como nos últimos anos. Mas, o que se faz com todos esses dados? Bem, a resposta é muito simples, já que cada dia mais, temos uma infinidade de produtos/serviços que nos são oferecidos, parecendo que foram feitos para nós. Hoje, vamos falar sobre as melhores estratégias de negócio, utilizando o Power BI.
O que é BI em Power BI?
No significado da sigla, Business Intelligence é o processo conhecido pela coleta de dados, tratamento que o transforma em informação e após isso, a apresentação devida. Tudo isso tem um objetivo principal, embasar a tomada de decisão. Inicialmente, parece simples, mas em casos de grandes empresas, é necessário dar peso à informação, já que ela não pode ser duvidosa. O dado deve ter solidez, já que existe muito recurso envolvido naquilo.
Mas, o BI é muito mais do que um relatório, como conhecemos. Ele vai mais a fundo, realizando o cruzamento de dados bem específicos e, com isso, chega-se a um resultado satisfatório, com uma amostra elevada. Por exemplo, temos um grande case, que é a Netflix: especula-se que o seriado Stranger Things foi resultado de um tratamento de dados, baseado no que uma porcentagem maior de pessoas gostaria de assistir.
Ainda pensando nos exemplos de como o BI pode ser benéfico, analisando a partir das rotinas de um armazém, desde o início até o fim, já que conforme os processos vão acontecendo, é possível melhorar ainda mais os dashboards, tanto de relatórios, quanto de acompanhamento em tempo real. Com isso, toda parte de otimização se torna ainda mais tangível.
À medida que o tempo passa, é provável que a informação fique ainda mais cara, pois graças a medidas como a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados), não se pode mais simplesmente coletar o dado, sem que a pessoa libere essa permissão. E com isso, quem conseguir ter acesso a essa informação de forma mais estratégica, vai sair na frente.
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O que é o Power BI?
Criado pela Microsoft, trata-se de uma das principais ferramentas que realizam esse tipo de tratamento de dados. Para quem não é muito aprofundado no universo da tecnologia da informação (TI), o conceito pode parecer um pouco vago e de difícil entendimento. Resumidamente, a empresa o configura para coletar dados estratégicos, e o software os trata e contribui para a tomada de decisão.
Além disso, a ferramenta conta com aplicativos das principais lojas de smartphones, para realizar a consulta rápida de dashboards que já foram criados. Para começar a utilizar o Power BI, não é necessário ter um alto investimento, já que a ferramenta possui versões de teste e com isso, desde a pequena até a grande empresa podem utilizar os mecanismos dela, desde que tenha fontes de coleta. Quanto mais dados, melhor será o relatório.
Boas estratégias de Power BI
Inicialmente, uma boa forma de se utilizar o BI é saber onde instalar a coleta. A partir da criação de um projeto-piloto de BI, é necessário entender o que vai ter mais sentido para a proposta da sua empresa e de que forma você gostaria da apresentação desses dados. Conforme mencionamos anteriormente, você precisará escolher de qual local do sistema coletar as informações de BI para encaminhar a apresentação.
Quando pensamos na área a ser analisada, precisamos saber que tipo de informação desejamos obter para criar o dashboard de maneira estratégica. Por exemplo, se a empresa deseja saber quais produtos são mais vendidos e qual a localização dos clientes que mais compram na loja. Tudo isso é importante na hora de traçar a estratégia. O BI pode ser um importante aliado ao sistema de ERP, pois além do que já temos disponível, essa solução te mostra pontos que em um primeiro momento não serão vistos. Sistemas como esse se tornam cada vez mais eficientes conforme lhes fornecemos mais informações. Logo, a principal tarefa é destinar as coletas da forma mais estratégica.
Pensando no setor de marketing, é possível trazer soluções para o funil de vendas, já que através da coleta de dados em um CRM, é possível saber, por exemplo, como se desempenha a conversão em uma determinada etapa do funil. Nesse caso, se pode, tanto encontrar novos insights, como melhorar o que já está dando certo.
Direcionando para o seu caso
Ter o BI como base nos seus projetos de negócio é imprescindível para acompanhar o desempenho, tanto de equipes, como dos projetos. Além disso, esse tipo de relatório vai passar também pela parte financeira e pode entregar soluções que resultem na economia de custos para a empresa. Pense nessa solução como uma bússola, para que você possa ir na direção certa.
Complementando o que falamos anteriormente, vemos que é imprescindível aplicar o BI também nas suas estratégias de logística. Por exemplo, após a coleta de dados bem sucedida, é possível entender o mesmo roteiro de picking, com diferentes colaboradores, para poder realizar uma alocação mais eficiente. Outro tipo de estratégia é realizar um acompanhamento ao vivo, tanto presencial, quanto pelo dashboard, para que se tenha uma noção de velocidade em que a demanda caminha dentro do estoque.
A partir de estratégias como essa, será possível entender o que está performando melhor. Grandes nomes do mercado precisam se manter em alto nível, pois é isso que os torna líderes. E pensando a partir dessa ótica, todos os processos que envolvem as vendas e o relacionamento precisam ser constantemente otimizados pela presença dos dados, trazidos pelo BI. É imprescindível saber o que está e o que não está dando certo. No Uno ERP, oferecemos soluções em BI que podem otimizar as tomadas de decisões na sua empresa. Se você deseja saber um pouco mais, fale conosco.
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